MÚSICA

Lumineiro apresenta projeto 'Sons Celulares' em Betim no dia 11

Show do artista será no Monte Carmo Shopping, às 14h; é preciso fazer a retirada de ingressos

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 02 de setembro de 2024 | 11:45
 
 
Show marca também os 40 anos de carreira do músico Lumieiro

O artista belo-horizontino Lumineiro sobe ao palco do Espaço de Eventos do Monte Carmo Shopping, em Betim, no dia 11 de setembro, às 14h, para apresentar o projeto "Sons Celulares", contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. A apresentação comemora os 40 anos de carreira do músico, que compõe suas canções, sobretudo com a temática "amor", com o auxílio de um aplicativo de celular.

"Minhas canções autorais expressam esse grandioso sentimento, que é o amor, ainda tão incompreendido entre nós, em todas as suas formas: amor à Deus, ao semelhante, à família, ao país, à minha cidade natal, ou seja, às suas origens e ao poderoso poder de transformação através da cultura e da educação", explicou o artista.

Além da apresentação no shopping, o projeto "Sons Celulares" prevê ainda um concurso de desenho em escolas municipais, cujo tema são as composições de Lumineiro. 

A primeira fase do projeto contou com a realização de apresentações musicais em dez unidades escolares de diferentes regionais de Betim, onde foi proposto aos estudantes uma música tema para que eles ilustrassem, conforme a letra da canção. 

Cada escola participante selecionou um desenho para competir na fase final do concurso, que será no mesmo dia do show de encerramento do projeto, no Monte Carmo. "No dia do evento, durante a execução de cada música, será projetado o desenho selecionado pela escola e, ao fim de todas as apresentações, uma comissão irá eleger as três canções vencedoras", esclareceu Lumieiro.

Para a estudante Letícia Maia Ramos de Oliveira, do nono ano do Centro Educacional Técnico e de Artes Profissionais (Cetap), o projeto "Sons Celulares" é uma iniciativa muito importante para a educação e a cultura das escolas. "Quando usamos a música como uma ferramenta de aprendizado, despertamos a sensibilidade artística e emocional dos alunos. Através das músicas 'Brasil Varonil' e 'Esperança no Batuque', os estudantes exploram a cultura brasileira, além de desenvolverem uma maior consciência sobre questões sociais e ambientais. Além disso, o concurso de desenho inspirado nas músicas do projeto ajuda cada aluno a despertar seu lado criativo, fazendo com que cada um explore sua própria interpretação em relação a música”, disse. 

Ingressos

A apresentação tem entrada franca, mas, para participar, é preciso fazer a retirada antecipada de ingressos, pelo telefone (31) 99143-7575  (Fabiana Couto).