"MEMÓRIAS DE BETIM"

Exposição multimídia retrata história da cidade a partir deste sábado (29)

Haverá mostra fotográfica, exibição de série e lançamento de livro

Por O TEMPO

Publicado em 28 de março de 2025 | 12:52

 
 
Exposição reúne relatos e vivências de moradores da cidade Exposição reúne relatos e vivências de moradores da cidade Foto: Encruza Produções/divulgação

A partir deste sábado (29 de março), a Casa da Cultura Josephina Bento passa a receber o projeto “Memórias de Betim”, desenvolvido pela Encruza Produções. A iniciativa tem o objetivo de resgatar personagens que contam a história da cidade, especialmente as ligadas à cultura negra, cujas vozes foram historicamente marginalizadas. 

Gratuita, a exposição vai reunir trabalhos em literatura, audiovisual e fotografia. A mostra poderá ser visitada até 7 de abril, das 10h às 19h. O projeto conta com financiamento da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). 

A abertura será no sábado, às 10h, com lançamento do livro “Memórias de Betim: Resgatando Legados Afro-brasileiros”. A obra foi organizada pela professora Yone Gonzaga, da Universidade Federal de Minas Gerais, e reúne as histórias dos entrevistados e suas conexões com a cidade. Ainda haverá distribuição gratuita de alguns exemplares. Outros serão doados a bibliotecas públicas, e uma versão digital para e-book será disponibilizada para o público.

Já a exposição fotográfica contará com 13 fotos de pessoas e locais de Betim que demonstrem as práticas culturais dos personagens do livro. 

Ainda está programada a exibição de uma série documental composta por sete episódios, cada um trazendo a narrativa de dois personagens que relatam suas histórias. “Achamos muito importante esse trabalho porque ele vai além da cultura. Estamos realizando um resgate histórico de um povo que, às vezes, acaba se desconectando de suas raízes”, destaca o diretor da Encruza Produções, Vitor Gonzaga.