TRISOME GAMES 2024

Raysa Mendonça é campeã mundial em duas modalidades

Atleta do Viva o Esporte é destaque na competição disputada em Antalya, na Turquia

Por Redação

Publicado em 25 de março de 2024 | 18:40

 
 
Raysa celebra ao lado da sua treinadora Luciene Lebrão Raysa celebra ao lado da sua treinadora Luciene Lebrão Foto: Arquivo pessoal
normal

Betim é destaque mundial no Trisome Games 2024, em Antalya, na Turquia. A paratleta Raysa Mendonça, de 23 anos, e sua treinadora, Luciene Lebrão conquistaram três medalhas e o título de campeãs mundiais na modalidade de arremesso de peso e lançamento de dardo. A atleta e a treinadora, que integram a equipe do programa Viva o Esporte, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes  Intelectuais (CBDI) para a disputa da competição internacional. 

A betinense Raysa foi destaque ao conquistar duas medalhas de ouro: uma no arremesso de peso, com a marca de 7m07, e outra no lançamento de dardo. A atleta também conquistou a prata no revezamento 4x400 metros. A competição Trisome Games 2024, que teve início no último dia 19 e vai até esta terça-feira (26), reúne competidores de 28 países e tem uma estrutura semelhante ao dos jogos olímpicos. É importante destacar a origem do nome da competição, que é alusivo à trissomia, um termo médico usado para descrever a presença de um cromossomo extra em uma célula, como na síndrome de down, que é causada pela trissomia do cromossomo 21.

Luciene Lebrão, treinadora do Viva o Esporte, foi convocada para coordenar a comissão técnica da delegação brasileira. “Essa é a primeira vez que participo de um torneio internacional e liderar a seleção brasileira é uma responsabilidade muito grande, com um sentimento indescritível ao mesmo tempo. Gosto sempre de lembrar que tudo isso é fruto do trabalho em equipe desempenhado pelo programa Viva o Esporte e pelo apoio incessante que a prefeitura oferece a todos nós”, conta. 

Raysa participa do programa desde 2016 e, por meio das atividades, tem desenvolvido habilidades esportivas, sociais e psicológicas que contribuem para as conquistas de várias medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais. 

"Ganhei duas medalhas e estou gostando muito da viagem. Eu sou a campeã no arremesso de peso e estou muito feliz”, celebra Raysa Mendonça, atleta do Viva o Esporte.