O atleta de Betim Augusto Schad, de 40 anos, conquistou o recorde no 12º Campeonato Mineiro de Powerlifting. A competição aconteceu no último fim de semana, entre os dias 13 e 14 de julho, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 175 atletas.
O marco foi no levantamento terra, quando ele conseguiu erguer 250 kg, nas categorias Master 1 e Master 1 equipado. Ele explica que o recorde anterior era de 222,5 kg. "Na competição nós damos três puxadas. Na minha segunda, eu já bati o recorde com 232 kg. Na terceira eu superei até mesmo a minha própria marcação ao levantar os 250 kg", explica.
Este é o segundo campeonato de levantamento de peso que Schad participa. No ano passado ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Brasileiro de Deadlift, relizado em dezembro, em Campinas (SP).
Ele conta que vem se preparando desde o início do ano. O sentimento, é de superação. Há cinco anos, após passar o réveillon em uma cama de hospital por conta de complicações causadas pela obesidade, ele decidiu mudar radicalmente o estilo de vida e eliminou 66 kg da balança. O gosto pelos esportes ficou ainda mais sério e ele começou a participar de competições de crossfit e de levantamento de peso.
“Passa um filme na minha cabeça. Eu saí da obesidade e hoje participo de campeonatos estaduais e nacionais. Me sinto realizado”, comenta.
As competições não param por aqui. Daqui a duas semanas Augusto participa de um campeonato regional de Crossfit em Goiânia (GO), e de um nacional em novembro, no Espírito Santo.