TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
COMUNICADO

Após árbitro ser agredido, Liga de Betim paralisa todas as competições de futebol amador

Ato de violência contra árbitro foi registrado na partida entre Marimbá/Galácticas e Marquense, no Vianópolis, nessa segunda (26)

Por Cledemar Duarte
Publicado em 27 de agosto de 2024 | 16:39
 
 
Além dos jogos da Vagalume desta semana, não ocorrerão as partidas do Betinsense Série B e C do fim de semana

A Liga de Desportos de Betim anunciou, na tarde desta terça (27), a paralisação nesta semana de todas as competições de futebol amador, incluindo a Vagalume, organizadas pela entidade após  um árbitro ter sido agredido na partida entre Marimbá/Galácticas e Marquense, válida pela semifinal da competição feminina e realizada nessa segunda (26), no Vianópolis. Além dos jogos da Vagalume desta semana, não ocorrerão as partidas do Betinense Série B e C do fim de semana.

O caso de agressão foi registrado nos minutos finais da partida entre Marimbá/Galácticas e Marquense. Um torcedor invadiu o gramado e acertou o árbitro da partida, Farllen Júlio Ramos, com uma ‘voadora’. Após a agressão, o suspeito fugiu do local. O árbitro precisou de atendimento de uma equipe do Samu e foi encaminhado em estado consciente para o Hospital Regional, onde realizou exames preliminares, que constataram fraturas em três vértebras da coluna, além de uma lesão no nariz e uma fratura em um dedo. 

De acordo com informações compartilhadas pela Liga de Desportos de Betim, Farllen aguarda a realização de novos exames para avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica. A Polícia Militar foi acionada e iniciou as buscas pelo suspeito da agressão. Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a ocorrência de lesão corporal está em andamento com a Polícia Militar. 

No comunicado divulgado pela Liga de Desportos de Betim, a entidade reitera que, “em razão da lamentável e criminosa agressão cometida por parte de um torcedor”, decidiu suspender as partidas em solidariedade e em apoio à decisão da Comissão de Arbitragem e do Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais. Confira um trecho do comunicado:

“Em solidariedade e total e irrestrito apoio à decisão tomada pela Comissão de Arbitragem e pelo Sindicato dos Árbitros de, em sinal de protesto, não atuarem na próxima rodada (que teria início nesta terça, dia 27) de todas as competições organizadas pela entidade, a LDB decidiu suspender a realização da próxima rodada que se destinaria à realização dos jogos das quartas de final da Copa Vagalume masculina, que ocorreriam nos dias 27 e 29/8/2024, da primeira rodada do Campeonato de Veteranos - 50 anos de 2024, que se realizaria no dia 31/8/2024, bem como da rodada das quartas de finais do campeonato da Série B 2024 e da quinta rodada da Série C, que ocorreriam no próximo dia 1º/9/2024”, diz um trecho do comunicado.

A publicação ainda reafirma a solidariedade da liga betinense aos árbitros que atuam na cidade. A entidade completa a nota condenando veementemente a atitude criminosa por parte do torcedor e se comprometendo em atuar na apuração dos fatos para a correta punição dos envolvidos.

Em solidariedade ao profissional agredido, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Minas Gerais (SAMG) publicou uma nota de repúdio contra o ato de violência.