O árbitro Farllen Júlio Ramos, de 35 anos, que foi agredido, nesta semana, durante uma partida de futebol amador em Betim, recebeu alta hospitalar na tarde deste sábado (31). Farllen contou a novidade em um vídeo que postou em suas redes sociais ao sair do Hospital Regional, onde estava internado desde segunda (26). A liberação ocorreu após o resultado de uma ressonância, que apontou que Farllen não precisará ser submetido a cirurgia. Porém, ele deverá ser acompanhado semanalmente. “Estou de alta, indo embora pra casa, graças a Deus. E, agora, é fazer os tratamentos, a recuperação e o acompanhamento com o médico semanalmente. Desde já, agradeço a todos”, disse.
Farllen foi agredido por um torcedor nos minutos finais de uma partida entre Marimbá/Galácticas e Marquense, válida pela semifinal da Copa Vagalume feminina, organizada pela Liga de Desportos de Betim (LDB). O ato de violência ocorreu em um campo de futebol no bairro Vianópolis, no fim da noite de segunda (26).
O caso tomou repercussão estadual e, no dia seguinte, diversas entidades, em solidariedade ao árbitro e repudiando a violência nos gramados, anunciaram a paralisação de competições nesta semana.
Na terça-feira (27), a LDB emitiu comunicado informando a suspensão de todas as competições de futebol amador organizadas pela entidade em apoio à Comissão de Arbitragem e do Sindicato dos Árbitros de Minas Gerais.
Já nessa sexta-feira (31), a Federação Mineira de Futebol, também em repúdio à agressão, suspendeu a rodada do Campeonato Amador SFAC Série C neste fim de semana. Ainda as Ligas das cidades de Ibirité, Sabará e Vespasiano, na região metropolitana de BH, também anunciaram em nota a paralisação de jogos nas respectivas cidades.
Deitado em seu leito no Hospital Regional, na quinta (29), o árbitro Farllen postou um vídeo anunciando que começaria uma campanha pedindo paz nos gramados e combatendo a violência. “Antes, eu já lutava por nossa segurança. Agora, vou lutar ainda mais. Nós, árbitros, saímos de casa para fazermos uma grande partida, um grande trabalho. Ninguém sai de casa com o intuito de beneficiar Aou B, mas, infelizmente, somos humanos e teremos algum erro sim. Mas, nem por isso, a gente tem que ser crucificado. Espero que essa seja a última agressão. Vamos lutar, vamos batalhar e levantar essa bandeira contra a violência juntos.
Os amigos de Farllen iniciaram uma vaquinha para auxiliar em sua recuperação. Para contribuir com a ação, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/farllen-junior-arbitro-agredido. Até o momento, ele arrecadou R$ 645 por meio de 11 apoiadores.
O suspeito de ter agredido o árbitro fugiu do local e ainda não foi localizado. A Polícia Civil informou que ninguém, até o momento, foi conduzido à delegacia, mas que as investigações sobre o caso prosseguem.
O presidente da LDB, Beto Santana, informou à reportagem que as partidas da Copa Vagalume devem retornar a partir do dia 9 de setembro e que outros jogos, como os do Campeonato de Veteranos - 50 anos, da Série B e da Série C, deve ser retomados no próximo fim de semana.