TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
INEDITISMO

Eleição da Liga de Desportos de Betim confirma primeira mulher na diretoria da entidade

Em chapa única, pleito realizado neste sábado (5) reelegeu Beto Santana para mais quatro anos à frente da Liga; Fabiana Figueiredo assume como vice

Por Marcio Antunes

Publicado em 05 de abril de 2025 | 16:03

 
 
Alex Lomas (conselheiro fiscal), Beto Santana (presidente), Fabiana Figueiredo (vice) e Marcelino Alexandre (conselheiro fiscal) fazem parte da nova direção da LDB até 2029
Alex Lomas (conselheiro fiscal), Beto Santana (presidente), Fabiana Figueiredo (vice) e Marcelino Alexandre (conselheiro fiscal) fazem parte da nova direção da LDB até 2029 Foto: Carolina Miranda

A eleição da nova diretoria da Liga de Desportos de Betim (LDB), realizada neste sábado (5), confirmou um marco histórico para o futebol amador da cidade: pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo na direção da entidade. Fabiana Figueiredo foi eleita vice-presidente na chapa encabeçada por Beto Santana, reeleito para o mandato de 2025 a 2029.

O pleito ocorreu na sede da Liga, no bairro Angola, das 8h às 14h, com participação de 70 representantes de clubes filiados que aprovaram a chapa única. O resultado foi anunciado oficialmente por Ernani do Carmo, superintendente de futebol amador da Federação Mineira de Futebol, por volta das 15h.

Aos 39 anos, Beto Santana comandará a LDB por mais quatro anos. Casado e pai de quatro filhos, ele é graduado em Gestão Pública e tem forte atuação no esporte local. Atualmente, a Liga é composta por 103 clubes e cerca de 7 mil atletas amadores cadastrados, sendo considerada a maior do estado entre as ligadas à Federação Mineira.

“Estou feliz demais com este momento. A responsabilidade aumenta. Os dirigentes dos clubes participaram em massa. E a novidade este ano é uma vice mulher, né? A Fabiana que veio agregar demais neste trabalho. O futebol amador só tem a ganhar. As mulheres serão cada vez mais valorizadas em nossas competições e nas demais atividades da Liga”, afirmou Beto.

Aos 45 anos, Fabiana Figueiredo é casada e mãe de dois filhos. Sua trajetória na LDB começou em 1999, com passagens de 1999 a 2001, depois de 2009 a 2020. Em 2023, ela retornou à entidade a convite de Beto Santana. Agora, assume como a primeira mulher na história da Liga a ocupar um cargo diretivo.

“Desde que comecei a trabalhar aqui sempre levei com muita responsabilidade este processo. Quando recebi o convite e voltei há cerca de dois anos, já na gestão do Beto, resolvi aceitar, muito honrada, sabendo da responsabilidade que a gente tem agora. Como mulher, preciso destacar a importância de ocuparmos estes espaços, principalmente no futebol, um meio tão masculino. A intenção é trazer as mulheres para mais perto, esse é o nosso objetivo também”, disse Fabiana.

A participação da Federação Mineira no processo reforçou a importância do momento. “A LDB é um exemplo de Liga para as mais de 300 entidades ligadas à Federação. Com a reeleição do Beto e a chegada da Fabiana, temos certeza de que o trabalho continuará sendo referência para o futebol amador mineiro”, destacou Ernani do Carmo.

NOVA DIRETORIA DA LDB (2025–2029)

Presidente: Beto Santana

Vice-presidente: Fabiana Figueiredo

Membros do Conselho Fiscal 

Marcelino Alexandre 

Gilberto Mendes

Alex Lomas

Evandro da Silva

Wesley de Melo

Eduardo Castilho