PUJANÇA ECONÔMICA

Caminhada rumo ao futuro

A inovação e o crescimento tecnológico, acompanhados de uma gestão municipal austera, são pilares revelantes para a evolução empresarial em Betim 

Por Heron Guimarães

Publicado em 24 de maio de 2024 | 00:47

 
 
ChatGPT ChatGPT Foto: ChatGPT
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas

Com a forma de gestão implantada pelo prefeito Vittorio Medioli, Betim demonstra um cenário dinâmico e promissor na formalização de empresas. Em abril de 2024, por exemplo, a cidade registrou 115 novas formalizações, que abrangem os setores da indústria, do comércio e de serviços. 

O crescimento é reflexo de um cenário positivo no primeiro quadrimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Todos os segmentos apresentaram alta, destacando um ambiente favorável para novos negócios. O microempreendedor individual (MEI) também mostrou robustez, com 809 aberturas acumuladas neste primeiro quadrimestre, sublinhando a força do empreendedorismo local. 

Segundo dados do Icad de 2024, há uma predominância do setor de serviços. Foram 75.935 alvarás emitidos para até abril. O comércio vem em seguida, com 56.162 alvarás, enquanto as indústrias contabilizam 11.114. O MEI, por sua vez, alcançou 21.847 alvarás, e outras atividades somaram 54.089. Em termos de crescimento, o setor de serviços liderou, seguido pelo industrial e pelo varejista. 

Reforçando esse bom momento, a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) também indica um crescimento nos setores de indústrias, comércio e serviços no Estado, destacando Betim como colaborador importante.

Essa tendência de expansão demonstra resiliência econômica e capacidade de adaptação às novas demandas de mercado, consolidando a região como um polo de desenvolvimento econômico significativo. 

A inovação e o crescimento tecnológico, acompanhados de uma gestão municipal austera do ponto de vista do controle de suas contas e da eficiência na emissão de alvarás e na atração de investimentos, são pilares revelantes para a evolução empresarial em Betim. 

A digitalização e o e-commerce são tendências fortes, com as empresas adotando tecnologias digitais para expandir operações on-line. Além disso, há um investimento crescente em energias renováveis, alinhando as práticas empresariais à responsabilidade ambiental. Programas de capacitação em tecnologia e gestão têm fortalecido o capital humano local, atraindo novos parceiros de ensino técnico e superior para Betim e região. 

Entre os investimentos significativos, o principal deles talvez seja o anunciado nesta semana pela Stellantis, que investirá 14 bilhões de reais no complexo industrial de Betim. Esse investimento será direcionado à produção de motores híbridos-flex e ao desenvolvimento de novas arquiteturas de veículos, com planos de lançar 40 novos modelos até o fim da década. 

Esse movimento não só reafirma a importância estratégica de Betim no cenário industrial nacional, como promove a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo.

A cidade se reforça como um polo econômico dinâmico, com um ambiente propício ao crescimento sustentável e à diversificação econômica. 

Todo esse ciclo de desenvolvimento deve ser coroado com a inauguração, nos próximos dois ou três anos, do aeroporto de nossa cidade, que já recebeu quase meio bilhão de investimento em mais de 4 milhões de metros quadrados. 

Os fatores, aliados ao contínuo fortalecimento do capital humano e ao compromisso com práticas empresariais responsáveis, apontam para um futuro promissor pra Betim e a comunidade empresarial.