DIVERSIDADE

Orgulho autista

O Dia do Orgulho Autista é uma data importante para reforçar a mensagem de inclusão e respeito

Por Heron Guimarães

Publicado em 21 de junho de 2024 | 03:24

 
 
Representado pelo infinito, símbolo do autismo é conhecido como logotipo da neurodiversidade Representado pelo infinito, símbolo do autismo é conhecido como logotipo da neurodiversidade Foto: Reprodução
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas
normal

No dia 18 de junho, em minhas redes sociais, escolhi compartilhar a história da Ju, uma jovem autista moradora do bairro Jardim Teresópolis. Com sua foto e, obviamente, sua permissão, quis destacar a importância de reconhecermos e celebrarmos a diversidade dentro de todos os espectros de nossa sociedade. O Dia do Orgulho Autista é uma data importante para reforçarmos a mensagem de inclusão e respeito que precisamos. 

Betim tem preparado políticas públicas voltadas para a saúde mental. Sabemos da necessidade de ampliar a oferta desses serviços especializados, proporcionando um atendimento mais abrangente e humanizado para pessoas autistas e suas famílias. E, para isso, precisamos ter pressa!

Recordo-me de outro exemplo inspirador que veio da Associação das Mães de Autistas de Betim. Há alguns meses, tive a honra de me reunir com essas mães guerreiras que não medem esforços na luta pelos direitos de seus filhos. A dedicação e o empenho dessas mulheres são testemunho vivo da importância do apoio mútuo e da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

A essas batalhadoras, deixo aqui uma mensagem. Nada é capaz de preparar uma maternidade atípica, mas, seguramente, ser mães atípicas a preparam para tudo! Os desafios enfrentados são numerosos e, muitas vezes, subestimados por nossos cidadãos, em quaisquer instâncias de relacionamento. 

Desde o diagnóstico até a busca por tratamentos adequados, passando pela inclusão escolar e profissional, cada etapa é marcada por barreiras que, às vezes, parecem ser intransponíveis e que demandam olhares sensíveis e uma ação emergencial. 
Ju e as mães da associação, assim como muitas outras pessoas e grupos de toda a Betim, enfrentam barreiras que precisam ser minimizadas por meio de uma compreensão e um apoio maiores por parte da comunidade. Nessa data, é fundamental destacarmos as conquistas legislativas que têm sido alcançadas ao longo dos anos. 

Leis que garantem direitos básicos, como educação inclusiva e atendimento especializado, são vitórias importantes que merecem ser celebradas. Contudo, é igualmente necessário reconhecer que ainda há um longo caminho a se percorrer para que essas mesmas leis sejam plenamente efetivadas e respeitadas em todos os âmbitos da sociedade. Um futuro mais amigável e solidário: é o que precisamos planejar e executar.

O Dia do Orgulho Autista é apropriado para, em nosso município, renovarmos nosso compromisso com a causa inclusiva. Que mais e mais histórias de realidades atípicas inspirem todos nós a olharmos com mais cuidado e carinho para a diversidade que nos cerca, lembrando sempre que cada passo rumo à inclusão é um passo para uma política social mais humanizada.