AVANÇO

Uma justa homenagem

Os números da educação em Betim nos últimos anos impressionam; por isso, é justo reconhecer o trabalho dedicado dos profisisionais da área

Por Heron Guimarães

Publicado em 05 de julho de 2024 | 03:50

 
 
Melhorias diversas realizadas pela atual gestão subiram o nível da educação em Betim Melhorias diversas realizadas pela atual gestão subiram o nível da educação em Betim Foto: Chat GPT
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas

Certa vez, ouvi que todo ser humano possui duas capacidades essenciais que devem ser cultivadas: a de lutar pelo que deseja e a de agradecer pelo que conquistou. Concordo plenamente!
A gratidão certamente promove uma perspectiva mais positiva em nossas vidas. Reconhecer o que as pessoas fazem pelo nosso bem-estar nos traz saúde e sabedoria.

Nesse sentido, os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), movidos pelo sentimento de gratidão e pelo desejo de expressá-lo da forma mais ampla e organizada, junto com outros amigos da pasta, lotaram o auditório da Prefeitura de Betim na noite da última quinta-feira (4).

Presenciei servidores emocionados que, com carinho, compartilhavam com o prefeito Vittorio Medioli conquistas pessoais possibilitadas pelas melhorias na carreira, além da satisfação de verem o que antes parecia uma utopia se tornar realidade.

Os números impressionam: 42 mil alunos do 1° ao 9° ano receberam investimentos para recomposição de aprendizagem, manutenção e expansão da entrega do Kit Escolar pra toda a rede, aquisição de quase 50 mil livros de literatura e de 12 novos ônibus escolares, bem como o monitoramento com câmeras para garantir mais segurança nas escolas. Além disso, foram construídas 26 novas creches, tendo 13 delas já sido entregues. Outras seis serão concluídas até agosto deste ano.

E não para por aí: a cidade terá dez novas escolas de ensino integral (cinco delas já estão em construção), diversas ampliações foram realizadas; novas quadras esportivas, inauguradas, e inúmeras formações para a categoria, oferecidas.

No que diz respeito aos salários, em 2024 foi finalizado o processo de isonomia de professores e pedagogos, antecipando os reajustes salariais previstos para 2027. Houve também progressão da jornada de trabalho com adequação salarial, reajustes salariais, garantia de paridade salarial para aposentados e flexibilidade da carga horária pra professores infantis. Muitos avanços foram citados, mas não todos, pois esta coluna não comportaria tudo.

O projeto que defendemos vai além de política. A manutenção de um legado educacional como esse em nossa cidade tem um peso e uma responsabilidade enormes.

Essa justa homenagem foi uma forma de expressar meu profundo agradecimento e reconhecimento ao trabalho árduo e dedicado à educação. Que sigamos em frente, sempre com a perspectiva de lutar pelo que desejamos e com a capacidade de agradecer por tudo que conquistamos.