PROJEÇÃO

Expectativas para o comércio em 2025

Pesquisas mostram um cenário positivo para o mercado brasileiro no ano que vem

Por Shirlei Miranda

Publicado em 27 de dezembro de 2024 | 15:16

 
 
Expectativa é que país continue se desenvolvendo, ainda que em passos pequenos, o que se reflete diretamente no comércio Expectativa é que país continue se desenvolvendo, ainda que em passos pequenos, o que se reflete diretamente no comércio Foto: Pexels/Reprodução
Shirlei Miranda
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

Vamos começar pela boa notícia: pesquisas mostram um cenário positivo para o mercado brasileiro em 2025. Enquanto o estudo “Cenário Macroeconômico Global e Brasil 2025” prevê um crescimento superior a 2% ao ano do PIB do país, as projeções da Organização Mundial do Comércio (OMC) estimam que chegue a 3%.

Isso significa que a expectativa é que o Brasil continue se desenvolvendo, ainda que em passos pequenos, o que se reflete diretamente no comércio! Mas, para aproveitar essas oportunidades, você precisa ficar atento às tendências do comércio para o próximo ano.

Confira abaixo quais são as principais:

1. Comportamento do consumidor
Em 2025, o consumidor estará mais exigente e conectado do que nunca. A busca por experiências personalizadas, facilitadas e sustentáveis também é uma tendência que vai acompanhar o comércio no próximo ano.

Portanto, seu negócio deve investir na personalização desse atendimento, em plataformas digitais otimizadas e em práticas sustentáveis.

2. Avanços tecnológicos
A Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), chatbots e outras tecnologias serão ainda mais adaptadas para o setor comercial. Implementá-las não será mais um diferencial, mas uma necessidade entre as empresas que desejam manter a competitividade.

3. Mudanças econômicas
O cenário econômico global incerto, inflação e custos crescentes também vão acompanhar os empreendedores no próximo ano. Por isso, você deverá ser ainda mais criativo e inovador para atrair clientes — que estarão cada vez mais focados em priorizar apenas o essencial.

A expectativa é que, em 2025, o comércio seja marcado pela fusão definitiva entre a tecnologia, personalização e responsabilidade social. Alinhar esses três pilares — e ainda precisa lidar com as incertezas econômicas — será um desafio para as empresas.

Contudo, com uma estratégia de marketing sólida, conhecimento de mercado e de público, e antecipação de tendências, será possível seguir o fluxo do crescimento e manter bons resultados com sua empresa. Vamos juntas encarar esses desafios e fazer de 2025 um ano de sucesso!