MÃES X NEGÓCIOS

Como alinhar suas metas de empreendedora com os desafios da maternidade?

Conciliar o dia a dia das mães, com a rotina do próprio negócio, é possível, mas requer alguns cuidados

Por Shirlei Miranda

Publicado em 17 de janeiro de 2025 | 13:55

 
 
Conciliar maternidade e empreendedorismo é um desafio Conciliar maternidade e empreendedorismo é um desafio Foto: Pexels/Reprodução
Shirlei Miranda
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

Início do ano é a época de criar as metas da empresa, alinhar as expectativas para os próximos meses, identificar e implementar tendências, mas, também é o momento de cuidar das crianças de férias, fazer a matrícula na escola, comprar os materiais escolares… Essa é a vida das mães empreendedoras no início do ano!

Há mais de 21 anos, vivo essa mesma rotina e posso afirmar: é um desafio lidar com tudo isso e ainda entregar o melhor de mim em tudo. Contudo, também sei que é possível alinhar suas metas de empreendedora com todas essas preocupações!

Para isso, você deve se concentrar em uma coisa de cada vez! Sei que parece ser impossível, mas separe um tempinho da sua rotina apenas para criar as metas da sua empresa, deixando o resto do lado de fora.

Concentre a sua mente e:

- Defina quais objetivos são inegociáveis no curto e médio prazo;

- Reconheça que imprevistos podem acontecer e esteja preparada para mudar suas metas conforme o necessário;

- Divida grandes objetivos em etapas menores e mais gerenciáveis.

Com esses pontos alinhados, foque em suas tarefas como mãe. Algo valioso que aprendi ao longo desses anos foi: planejar esse momento com antecedência!

Ou seja, meses antes de dezembro chegar, comece a criar um cronograma que concilie momentos de trabalho e lazer com a família. Defina também o que seus filhos vão fazer e conte com uma colônia de férias ou apoio dos familiares para dividir a atenção.

Outro conselho valioso que você precisa aprender é: delegue algumas funções! Você pode até ser maravilhosa, mas não é invencível e incansável como a Mulher Maravilha. Você também precisa descansar, recarregar as energias e ter momentos apenas de autocuidado — ainda que nas férias dos seus filhos.

Isso significa passar algumas tarefas para o papai fazer e deixar algumas demandas da empresa sob o cuidado dos seus funcionários. Abra mão de algumas coisas e consiga aproveitar também momentos de lazer com seus filhos, antes que as aulas recomecem.