TEMPO RUIM

Terê sem internet

Operadoras de telefonia acusam traficantes de tentarem controlar internet na região

Por Tempo Ruim

Publicado em 25 de março de 2024 | 22:27

 
 
Fios que fazem transmissão de sinal para a internet teriam sido cortados a mando de traficantes no Jardim Teresópolis Fios que fazem transmissão de sinal para a internet teriam sido cortados a mando de traficantes no Jardim Teresópolis Foto: Nelson Batista
Tempo Ruim
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas
normal

Tempo ruim para a suposta tentativa de controle da internet no Teresópolis por traficantes. Nessa segunda (25), uma megaoperação envolvendo as polícias Militar e Civil foi realizada na região tentando coibir a prática. As corporações se uniram após várias operadoras de telefonia comunicarem que traficantes haviam rompido a fiação que faz a linha de transmissão de internet dessas empresas na região e de funcionários dessas operadoras terem sido impedidos pelos traficantes de trabalhar no aglomerado. Agora, a expectativa é que o trabalho de reinstalação do serviço demore ao menos três dias.

Tempo ruim para a falta de acordo entre o Estado e os municípios mineiros, sobretudo Betim, Contagem e BH, que reivindicam a revisão das regras de distribuição do ICMS da Educação. Na quinta (21), em nova audiência de conciliação no Tribunal de Justiça, a proposta feita pelo governo de Minas não atendeu ao pedido feito pelos municípios, que era considerar a proporcionalidade dos estudantes em ao menos três de um total de quatro critérios de distribuição. A sugestão do Estado foi incluir o número de estudantes em apenas dois dos quatro critérios de distribuição do imposto. Com isso, Betim e Contagem vão acionar o STF.  
 
Tempo ruim para o prejuízo que Betim e outras cidades continuarão tendo até que a Justiça decida essa questão. Em Betim, por exemplo, segundo cálculos apresentados pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), a perda de recursos pode chegar a R$ 100 milhões no ano. Só em janeiro de 2024, primeiro mês em que as novas regras de distribuição do tributo vigoraram, o município amargou um prejuízo de mais de 6 milhões. O pior é que a conta chega é para os alunos da rede municipal.