PLEITO

Três chapas disputam a eleição da OAB Betim neste domingo (17)

Cerca de 2.100 advogados e advogadas inscritos na entidade poderão votar

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 14 de novembro de 2024 | 10:12

 
 
Erlinda Maria Silva, Hebert Siqueira e Rubiana Reis, candidatos à presidência das chapas que vão disputar a eleição da OAB Betim Erlinda Maria Silva, Hebert Siqueira e Rubiana Reis, candidatos à presidência das chapas que vão disputar a eleição da OAB Betim Foto: Divulgação

Os cerca de 2.100 advogados e advogadas inscritos hoje na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Betim irão eleger, neste domingo (17), a nova diretoria da Ordem na cidade para o triênio 2025-2027. A eleição ocorrerá, pela primeira vez, assim como em toda Minas, de forma on-line. No Estado, além de Betim, serão eleitos representantes de 250 subseções. O nome que representará a Ordem em nível estadual também será definido.

Três chapas concorrem à eleição da OAB em Betim, sendo que uma delas traz a atual presidente, Erlinda Maria Silva, candidata à reeleição. A chapa Equilíbrio, União e Força é formada ainda por Lucas Fortini Bandeira, vice-presidente; Juliana dos Santos Gomes, secretária-geral; Joelma Aparecida Moreira Cora, secretária-geral adjunta; e Ciro Antônio Rezende, tesoureiro. 

Segundo Erlinda, além de dar continuidade aos trabalhos já realizados nos últimos nove anos, a chapa propõe ainda implementar o Clube da Advocacia de Betim, um espaço de convivência da classe junto dos seus familiares; promover mentorias para jovens advogados e fazer mediações no Código de Ética e Disciplina pra solucionar conflitos entre advogados.

“Propomos ainda realizar estudos continuados temáticos para promover o desenvolvimento profissional da classe; incentivar a produção acadêmica dos advogados e a assistência financeira, orientando-os no acesso aos benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG). Pretendemos implementar também o programa ‘CAAlmaMente da CAA/MG’, para a saúde mental dos advogados; e criar uma plataforma de educação à distância para os advogados”, declarou Erlinda. 

Outra chapa que está no páreo para o pleito da OAB Betim é a Renova Ordem, que tem o advogado e especialista em direito do trabalho, Hebert Siqueira, como presidente. A chapa é composta ainda por Geraldo Costa de Faria, vice-presidente; Wagna Bigão dos Santos; secretária-geral; Amanda Maíra Rodrigues, secretária-geral adjunta; e Plínio Pereira, tesoureiro. 

De acordo com Siqueira, uma das principais propostas da chapa é trazer renovação para a OAB Betim. “Queremos oxigenar e trazer a juventude para compor a chapa, visando a uma OAB plural, diversificada e inclusiva, com gestão compartilhada, onde todos os advogados e advogadas terão voz e vez”, salientou.

O candidato declarou ainda que a chapa pretende cuidar do advogado como pessoa e como profissional, fazendo convênios com psicólogos, lojas de roupas, restaurantes, academias e clubes da cidade. “Lutaremos e fiscalizaremos os honorários ofertados aos advogados, incluiremos a era digital na Ordem e criaremos novas salas da OAB em espaços públicos onde os advogados prestam serviços. Temos ainda como projeto implementar um balcão de empregos para a classe e criar o maior grupo de atuação em prol das prerrogativas dos advogados e advogadas”, detalhou Siqueira.

Mais uma chapa que entra na disputa da OAB Betim é a Inovar para Avançar, que tem Rubiana Reis como presidente; Cleber Damasceno como vice-presidente; Darlene Xavier como secretária-geral; Stephanie Sousa como secretária-geral adjunta; e Ailton Matias como tesoureiro. 

Entre as principais propostas do grupo, conforme detalhou Rubiana, estão a de “inovar e trazer transparência para a OAB Betim, assegurando benefícios e oferecendo suporte para todos os advogados da cidade, sem distinções”. 

“A chapa defende a criação de grupos de mentoria e de discussões sobre as prerrogativas, promovendo a atualização das normas e garantindo que todos os advogados tenham seus direitos respeitados. Nos comprometemos a ter uma gestão clara e acessível, publicando relatórios periódicos e mantendo um canal de comunicação constante com a advocacia local, para que todas as decisões e investimentos estejam sempre à vista de todos. Pretendemos ainda criar um Comitê Permanente de Apoio à Mulher Advogada, com políticas de igualdade, de capacitação e de apoio, garantindo que todas as advogadas, de diferentes trajetórias e áreas, tenham suporte e voz. Propomos oferecer também treinamentos para o uso de sistemas digitais, como PJe (Processo Judicial Eletrônico) e o sistema processual eletrônico Eproc, atendendo tanto advogados em início de carreira quanto profissionais mais experientes”, informou Rubiana Reis.

Votação virtual

O processo eleitoral da OAB Betim será conduzido pela empresa Webvoto, e a votação ocorrerá por meio do link eleicoesoabmg2024.org.br. Para participar, advogados e advogadas deverão estar com a anuidade regularizada. Haverá quatro opções de autenticação para a votação: certificado digital em token, certificado digital em nuvem, biometria e autenticação em dois fatores.

Segundo a OAB, o novo sistema de votação on-line representa um avanço em modernidade, segurança e transparência para a Ordem. “Sendo totalmente digital, a eleição possibilita que advogadas e advogados exerçam seu direito ao voto a partir de qualquer localidade, eliminando a necessidade de deslocamento a pontos físicos de votação”, declarou a OAB, por meio de nota.