NOVA GESTÃO

Vittorio e Heron voltam a anunciar novos nomes do futuro governo

Outros gestores serão anunciados em breve

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 19 de dezembro de 2024 | 21:40
 
 
Anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (19), no site oficial da administração, durante o período de transição de governo

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), e o chefe do Executivo eleito, Heron Guimarães (União Brasil), anunciaram um novo nome que vai integrar o governo municipal em 2025 e duas mudanças no comando de secretarias atuais. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (19), no site oficial da administração, durante o período de transição de governo. “O trio vai comandar uma das principais áreas da gestão municipal, que deve passar por importantes reformas estruturais já no início de 2025”, afirmou Guimarães. As nomeações dos gestores devem ser publicadas nos próximos dias no “Órgão Oficial”.

O economista, especialista em controladoria e mestre em ciências contábeis Dalmy Freitas de Carvalho será o responsável pela Secretaria de Finanças, Planejamento, Gestão e Obras Públicas (Sefplag). Ele já exerceu a função de secretário da Fazenda na Prefeitura de Contagem, nos mandatos de 2009-2012, 2013-2016 e 2021-2024, e na Prefeitura de Ibirité, de 2017 a 2019.

Segundo Dalmy, Betim, nos últimos oito anos em que Vittorio Medioli governou o município, modernizou-se muito, mas, no que tange à gestão pública e aos fluxos dos processos administrativos, ainda tem muito a avançar. “Precisamos dar mais celeridade e fluidez aos processos administrativos e de tributação. Ao assumir a pasta, meu primeiro desafio será fazer com que a cidade seja referência em gestão fiscal, de forma que as informações prestadas à sociedade tenham um selo de qualidade do Tesouro Nacional”, salientou o futuro titular da Sefplag. 

O administrador, especialista em controladoria e auditoria Jonatas Lima de Oliveira, que, desde fevereiro, comanda a Secretaria de Planejamento e Finanças, vai assumir a Secretaria da Fazenda. “Buscarei trabalhar para melhorar a estrutura dos fiscais da Prefeitura de Betim, para otimizar a nova legislação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e para dar mais transparência à arrecadação do município, sempre de forma humanizada e respeitando o contribuinte da cidade”, adiantou Oliveira.

Já o gestor administrativo e financeiro Walmir Antônio do Prado, que, nos últimos dois anos, esteve à frente da Secretaria Adjunta da Fazenda, passará a comandar a Secretaria de Administração. “Tenho experiência na área administrativa do setor privado há 44 anos. Embora saiba que atuar na gestão pública seja bem diferente, encaro o desafio com tranquilidade. Neste primeiro momento, pretendo fazer um levantamento geral da atual situação da secretaria. Contudo, já sei que nosso foco principal será modernizar a gestão administrativa de Betim, o que é também uma das propostas do governo de Heron Guimarães”, frisou o futuro gestor da pasta da Administração.

Mudanças já anunciadas

Esses nomes somam-se aos já anteriormente anunciados: Rodrigo Gonçalves, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Cleusa Lara, que, além de vice-prefeita, acumula o comando da Secretaria de Assistência Social; Marina Augusto de Morais, que assumiu a presidência do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb); e Gabriela Brena de Araújo, que será a diretora executiva da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), entidade que também terá, a partir de 2025, a futura primeira dama Janaína Guimarães como presidente de honra.

Outras alterações

Durante os anúncios, Guimarães adiantou que, nos próximos dias, novos titulares das secretarias de Esportes, Comunicação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico – entre outras áreas estratégicas para a administração – devem ser anunciados.