OPORTUNIDADE

Processo Seletivo para agentes de saúde abre inscrições no dia 10 de abril

Seleção vai contratar 109 agentes comunitários de saúde (ACSs), 110 agentes de combate a endemias (ACEs) e dez supervisores de campo

Publicado em 28 de março de 2024 | 10:48

 
 
Agentes de combate a endemias serão contratados Agentes de combate a endemias serão contratados Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
normal

Dando sequência ao pacote de melhorias salariais e de benefícios preparados pela prefeitura para o funcionalismo, outra iniciativa já em andamento é o processo seletivo que vai contratar 109 agentes comunitários de saúde (ACSs), 110 agentes de combate a endemias (ACEs) e dez supervisores de campo. 

O edital com as diretrizes do processo foi publicado em fevereiro, e as inscrições para a seleção têm início no dia 10 de abril, finalizando em 2 de maio.  

A ação permitirá um acréscimo de mais de 30% no quadro setorial desses profissionais, que atuam de forma integrada em ações de promoção da saúde, de vigilância e de prevenção de doenças como a dengue e demais arboviroses.  

Secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães salientou que as melhorias concedidas pela gestão municipal, incluindo o processo seletivo, vão garantir a manutenção de direitos às três categorias, aprimorar as condições de trabalho dos trabalhadores e ampliar os serviços deles, possibilitando maior alcance em todas as regiões da cidade. “Isso tudo resultará em melhorias nos indicadores de saúde do município, sobretudo nesse período crucial de combate à dengue e às demais arboviroses”, frisou o secretário. 

Entenda 

Atualmente, Betim possui 453 ACSs, 124 ACEs e 16 supervisores de campo em atuação. Os ACSs fazem parte da equipe multiprofissional das unidades de atenção básica. Eles realizam a integração do serviço com a comunidade, acompanhando os usuários e desenvolvendo ações educativas em domicílios e/ou coletivas de promoção da saúde e prevenção de doenças.  

Já os ACEs e supervisores de campo estão vinculados à Vigilância em Saúde. Eles realizam atividades de monitoramento, prevenção e controle de doenças e, também, de promoção da saúde. Dentre as competências desses agentes está a orientação da comunidade para a prevenção de doenças infecciosas e/ou de transmissão vetorial, como as arboviroses, e outros agravos provocados por animais peçonhentos, além de ações prática para a eliminação de focos e criadouros desses vetores.