LEGISLATIVO

Coligação Betim do Bem já conta com 206 pré-candidatos a vereador

Oficializações dos nomes aconteceram em convenções realizadas na manhã deste sábado (20)

Por Sara Lira

Publicado em 20 de julho de 2024 | 18:15

 
 
Convenção do União Brasil e Partidos Unificados reuniu cerca de mil pessoas Convenção do União Brasil e Partidos Unificados reuniu cerca de mil pessoas Foto: Edson Dutra/Divulgação

A coligação Betim do Bem, que conta com 14 partidos, já reúne um total de 206 pré-candidatos a vereador. O grupo irá apoiar as candidaturas de Heron Guimarães e Cleusa Lara à Prefeitura de Betim.

A definição dos nomes aconteceu na manhã deste sábado (20), durante a convenção do União Brasil e Partidos Unificados (PL; Avante; PSDB/Cidadania; Solidariedade; Agir; DC; Progressistas; Podemos e PSB). 

Juntos, eles contam 182 pré-candidatos ao pleito. Somam-se a este número 24 postulantes a uma vaga no legislativo municipal representando o MDB, que também realizou convenção neste sábado. O partido faz parte da coligação que irá apoiar Heron e Cleusa. Também integram a coligação os partidos Republicanos e PDT, que terão convenções na próxima semana. 

Saiba mais

A convenção do União Brasil e dos Partidos Unificados, realizada neste sábado (20), no espaço de eventos do Monte Carmo Shopping, não só marcou o início das cerimônias partidárias em Betim, como selou os nomes de Heron Guimarães (União Brasil) e Cleusa Lara (PL) para a disputa à prefeitura nas eleições deste ano. Os dois nomes são defendidos pela Coligação Betim do Bem, que já reúne oficialmente 14 partidos e tem o apoio do prefeito Vittorio Medioli.

Uma multidão de cerca de mil pessoas acompanhou o encontro, prestigiado por autoridades municipais e figuras da política estadual e nacional, como os deputados federais Weliton Prado (SDD) e Domingos Sávio (PL), além do deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania) e de Bilac Pinto, presidente estadual do União Brasil.

Até o momento, fazem parte da Coligação Betim do Bem os seguintes partidos: União Brasil, PL, PSDB, Cidadania, PP, PSB, Democracia Cristã, Avante, Solidariedade, Podemos, Agir e MDB. No encontro, ainda foi reiterado o apoio das siglas PRTB e PSD, mas as respectivas convenções ocorrerão em outra data. Outros partidos já sinalizaram que devem caminhar com Heron e Cleusa também. A frente de apoio pode reunir, no total, até 18  siglas até dia 5 de agosto, prazo final para a realização das convenções partidárias no país.

Para João Vitor Xavier (Cidadania), a escolha dos nomes de Heron Guimarães e Cleusa Lara confirma a continuidade do trabalho do atual prefeito de Betim. “Tenho certeza de que com o Heron a cidade vai continuar crescendo, vai continuar sendo bem-gerida, a ser bem-cuidada. Betim vai conhecer um grande gestor. Um homem de palavra, que honra os seus compromissos. Estamos aqui para somar com todos os partidos da coligação”, disse.

O deputado federal Weliton Prado (SDD) destacou que o prefeito Vittorio Medioli se tornou referência no Estado e precisa que seu trabalho continue: “Vittorio provou que pode fazer muito mais por Betim e escolheu muito bem o Heron, um homem de bem, com um perfil para agregar. Ele conhece cada cantinho de Betim e está preparado para governar”.

Já Domingos Sávio (PL) ressaltou a presença feminina com a indicação de Cleusa Lara como vice. “Deus, pátria e família. Tudo isso fica vazio sem a presença da mulher, sem a presença da mãe, e a Cleusa Lara é a nossa representante das mulheres”.

Em entrevista à reportagem, Heron e Cleusa ratificaram que vão, ao longo da campanha, defender o legado de Vittorio Medioli. “Hoje é início de uma grande caminhada, que vai seguir com um grande leque de apoio de vários partidos, chegando a 18 siglas, uma caminhada que vai garantir todo o trabalho que Vittorio fez em Betim de 2017 até agora. Estamos organizando um exército com quase 300 candidatos, atingido todas as regiões de Betim, para nos fortalecermos pra que, a partir de 16 de agosto, a gente vá para essa guerra do bem”, disse Heron. “Não só vamos defender o legado de Vittorio, como seguiremos defendendo as premissas do governo dele: competência, trabalho e honestidade”, concluiu Cleusa, que é vice-prefeita de Medioli desde a primeira gestão.

Com Daniele Marzano e Marcio Antunes