RACHA

Apoiadores de Jésus Lima acionam Justiça contra convenção que deve lançar Vinícius

Para grupo do PT, encontro é anti-democrático e não permitirá a participação efetiva dos integrantes dos partidos da Federação Brasil Esperança em Betim

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 25 de julho de 2024 | 17:55

 
 
Jésus Lima publicou um vídeo falando sobre a ação em suas redes sociais, nesta quinta-feira (25 de julho) Jésus Lima publicou um vídeo falando sobre a ação em suas redes sociais, nesta quinta-feira (25 de julho) Foto: Reprodução redes sociais

Apoiadores do ex-prefeito Jésus Lima (PT), que são filiados ao Partido dos Trabalhadores, apresentaram, nesta quinta-feira (25 de julho), uma ação na Justiça Eleitoral de Betim contra a realização da convenção da Federação Brasil Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, para homologar às candidaturas para as próximas eleições municipais em Betim. O encontro está marcado para acontecer neste domingo (28 de julho), às 10h, na sala de reuniões das comissões permanentes da Câmara Municipal. Na ocasião, a expectativa é que Vinícius Resende (PV) seja lançado como pré-candidato, junto com a sindicalista Ana Paula Ribeiro, que deve ser sua vice.   

A ação, assinada por Rosângela Ferreira de Almeida, filiada ao PT, argumenta que estão sendo chamados para o encontro apenas nove delegados - sendo três de cada partido que compõe a federação -, o que, segundo o texto, fere a democracia e cerceia o direto dos demais integrantes do PT, PV e PCdoB de participarem de forma ativa da escolha dos candidatos da coligação para a eleição municipal. 

"Ficamos diante de um conjunto de, digamos, delegados que não foram regularmente escolhidos para essas funções, uma vez que não houve convenção ou qualquer reunião típica para a seleção desses representantes. Ficamos diante de um cerceamento de direitos dos filiados, afastando-os da participação política e democrática. Ficamos diante de uma fictícia e ilegítima representação", criticou o texto da ação. "A participação dos filiados deve ser universal, permitindo que todos os membros do partido possam participar diretamente da escolha dos candidatos e das deliberações importantes", completa o texto. 

Ao O Tempo Betim, Jésus Lima disparou contra a convenção da Federação Brasil Esperança em Betim, afirmando que, caso ela ocorra da forma com está no edital vai burlar os princípios da democracia. "Ela será sem o povo, sem a participação popular. O nome de Vinícius não passou em nenhuma discussão do PT. Estão enfiando a candidatura dele goela abaixo, sem ele ter sido aprovado em nenhuma plenária, como foi o caso da minha pré-candidatura à prefeito em Betim. Jogaram a democracia de lado em nome de um coronelismo, que está sendo encabeçado pela ex-prefeita Maria do Carmo. Nós, filiados do PT, só soubemos desta convenção por meio de uma publicação no site do PCdoB, porque nos sites do PV e PT você não encontra nada. É uma convenção à portas fechadas. Um processo antidemocrático", disparou o ex-prefeito.

A reportagem tentou falar com Vinícius Resende, Ana Paula e o presidente municipal do PT, Edson Soró, por telefone, mas nenhum deles retornou os contatos até o fechamento desta matéria.