ELEIÇÕES 2024

Em convenção, PCdoB confirma seis pré-candidatos a vereador e reafirma apoio a Heron e Cleusa  

Reunião foi realizada em formato virtual, na noite dessa quarta-feira (24); sigla faz parte da federação que compõe PV e PT, mas apoia grupo de Vittorio Medioli

Por Daniele Marzano

Publicado em 25 de julho de 2024 | 18:57

 
 
O pré-candidato Heron Guimarães (UB), nome que representa a sucessão de Vittorio Medioli, junto ao vereador Tiago Santana, que vai buscar reeleição pelo PCdoB O pré-candidato Heron Guimarães (UB), nome que representa a sucessão de Vittorio Medioli, junto ao vereador Tiago Santana, que vai buscar reeleição pelo PCdoB Foto: Reprodução de redes sociais

 
O PCdoB de Betim realizou sua convenção na noite dessa quarta-feira (24). O encontro, que ocorreu de maneira virtual, teve a participação de dezenas de delegados, dos pré-candidatos a vereador e dos presidentes municipal, Flávio Rodrigues, e estadual do partido, Wadson Ribeiro. A sigla aprovou na convenção seis nomes para a disputa a uma cadeira no Legislativo e, apesar de fazer parte da Federação Brasil da Esperança, que reúne ainda o PV e o PT, reafirmou no evento o apoio aos nomes de Heron Guimarães e Cleusa Lara na disputa majoritária, alegando que defende a construção de uma frente ampla, com a reunião dos mais variados partidos políticos, para priorizar o interesse da população betinense. A convenção da federação será realizada no domingo (28), mas, antes disso, cada um dos partidos que a compõem deve promover sua própria convenção. 
  
Flávio Rodrigues explicou que o posicionamento do PCdoB de apoiar Heron e Cleusa é “muito natural, tendo em vista que, desde 2016, o partido participa de uma grande aliança na cidade liderada pelo prefeito Vittorio Medioli”. “Temos a autonomia de expressar a opinião do PCdoB. Esse debate foi para a convenção, onde foi confirmado nosso posicionamento. É um partido que, além de apoiar as duas eleições de Vittorio, cumpriu grandes responsabilidades dentro do atual governo municipal, ao longo desses quase oito anos”, afirmou, lembrando que o Comitê Municipal do PCdoB enviou, em junho, um documento oficializando à direção nacional da federação o posicionamento em defesa da pré-candidatura de Heron (União Brasil). “Temos feito um debate franco e aberto. Não é uma aliança momentânea e oportunista, é orgânica, baseada em uma relação de quase oito anos. Estamos convictos desse apoio a Heron e Cleusa para a sucessão de Vittorio”, concluiu. 
 
O vereador Tiago Santana, que está entre os seis nomes referendados na convenção para disputar uma cadeira no Legislativo, reforçou o apoio ao projeto do grupo de sucessão de Vittorio por meio de Heron e Cleusa. “Fizemos parte, desde 2016, de uma ampla e vitoriosa aliança política na cidade, que permitiu a superação de grandes desafios, de caráter econômico e sanitário. Suportamos uma crise econômica e uma pandemia que impactou bastante a realidade do município, e o atual prefeito foi um gigante, mantendo o pagamento da folha salarial de servidores, prestadores de serviços e fornecedores em dia, atraindo investimentos e realizando grandes obras de infraestrutura”, defendeu o parlamentar. 

Além de Tiago Santana, foram referendados na convenção os nomes do ex-vereador Antônio Carlos, do líder comunitário no Bandeirinhas Maurivar Novais, da líder do Movimento Negro e Feminista, Bárbara Ravenna, do líder comunitário na região do Marimbá Vandecir Di Kina e da dirigente do Movimento de Mulheres do partido na cidade, Priscilla Figueiredo.