ELEIÇÕES 2024

Em pesquisa da Itatiaia, Heron lidera disputa com 36% das intenções de voto

Em segundo lugar no levantamento estimulado, aparece o candidato Vinícius Resende, com 27%, seguido por Pedro Moura, que pontua 7%

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 11 de setembro de 2024 | 10:27
 
 
Pesquisa do Instituto Doxa, encomendada pela Rádio Itatiaia, foi divulgada nesta quarta-feira (11 de setembro)
Pesquisa do Instituto Doxa, encomendada pela Rádio Itatiaia, foi divulgada nesta quarta-feira (11 de setembro)

O candidato Heron Guimarães (União Brasil) lidera, numericamente, a corrida eleitoral para a Prefeitura de Betim. Se a eleição fosse hoje, o postulante que defende o legado do prefeito Vittorio Medioli (sem partido) teria 36% das intenções de voto, aponta a pesquisa do Instituto Doxa, encomendada pela Rádio Itatiaia, e divulgada nesta quarta-feira (11 de setembro). Em segundo lugar no levantamento estimulado, em que são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos, aparece o candidato Vinícius Resende (Federação PT/PV e PCdoB), com 27%, seguido por Pedro Moura (Mobiliza), que pontua 7%. Zulu (PCB) aparece com 1%. Outros 13% declaram votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em ninguém. Já 15% não sabem ou não responderam.

Ao ser considerada a chapa completa, ou seja, o nome do candidato e do seu vice, Heron Guimarães e Cleusa Lara (PL) aparecem com um pouco mais folga: 37% das intenções de voto. Logo atrás, Vinícius Resende e Professora Ana Paula teriam os mesmos 27% da pesquisa estimulada em aparece somente o nome do cabeça de chapa. Em terceiro colocado no levantamento estão Pedro Moura e Bira, que mantiveram 7% das intenções de voto, e Zulu e Amaury vêm em seguida, com 2%. Nesse caso, 15% dos eleitores ouvidos pelo Insituto Doxa disseram que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em ninguém. Outros 12% não sabem ou não responderam.

A margem de erro do levantamento, que ouviu 1.030 eleitores entre os dias 7 e 8 de setembro, é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-05588/2024.