ELEIÇÕES 2024

Vittorio é o maior cabo eleitoral em Betim, aponta pesquisa da Itatiaia

Para 55% dos eleitores ouvidos pelo Doxa, o apoio do atual prefeito, que defende as candidaturas de Heron Guimarães e Cleusa Lara, ajuda na disputa

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 11 de setembro de 2024 | 12:12

 
 
Margem de erro do levantamento, que ouviu 1.030 eleitores entre os dias 7 e 8 de setembro, é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95% Margem de erro do levantamento, que ouviu 1.030 eleitores entre os dias 7 e 8 de setembro, é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95% Foto: Divulgação

À frente da Prefeitura de Betim desde 2017, Vittorio Medioli (sem partido) é apontado como o principal cabo eleitoral na corrida ao Executivo municipal deste ano, de acordo com pesquisa do Instituto Doxa, encomendada pela Rádio Itatiaia e divulgada nesta quarta-feira (11 de setembro). 

O levantamento apurou que 55% dos eleitores ouvidos na cidade consideram que o apoio do atual prefeito, que defende as candidaturas de Heron Guimarães (União Brasil) e Cleusa Lara (PL), ajuda na disputa. Outros 32% se disseram indiferentes e, para 13% dos pesquisados, o apoio de Vittorio atrapalha na hora de decidir o voto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, partido que faz parte da Federação Brasil Esperança, junto com PV e PCdoB e que sustenta as candidaturas de Vinícius Resende e Ana Paula, fica em segundo lugar, com 33% acreditando que o apoio dele ajuda. Já 33% dos betinenses considerou que o apoio do petista atrapalha, e, para 34%, esse apoio é indiferente.

O apoio da ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT), que seria mentora da chapa Vinícius Resende (PV) e Ana Paula (PT), é indiferente para 49% dos eleitores perguntados pelo Instituto Doxa. Para 28%, o apoio dela ajuda e, para 23%, atrapalha.

Já o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para os 40% dos betinenses pesquisados, mais atrapalha que ajuda. Outros 27% consideram que o apoio dele é positivo; para 32%, essa ajuda é indiferente, segundo a pesquisa.

Quando todos os cabos eleitorais são avaliados pelos eleitores, o apoio mais importante é o do atual prefeito Vittorio Medioli, apontado por 35% dos eleitores. O segundo apoiador mais relevante é o presidente Lula, com 19%. Bolsonaro e Maria do Carmo Lara aparecem na sequência, com 14% e 13% cada, respectivamente.

Dados da pesquisa

A margem de erro do levantamento, que ouviu 1.030 eleitores entre os dias 7 e 8 de setembro, é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-05588/2024.