ELEIÇÕES 2024

Heron Guimarães (União) amplia vantagem sobre adversários em nova pesquisa da Record

Candidato apoiado por Medioli cresceu sete pontos percentuais; já o principal adversário, Vinícius Resende, oscilou 1 ponto percentual

Por O TEMPO
Publicado em 19 de setembro de 2024 | 11:14
 
 
Heron lidera a disputa com 35% das intenções de votos

O candidato a prefeito de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Heron Guimarães (União Brasil) se consolida na liderança da corrida eleitoral na cidade após ampliar a vantagem sobre seus adversários em nova pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record Minas e divulgada ontem. O postulante, que é apoiado pelo atual chefe do Executivo municipal, Vittorio Medioli (sem partido), aparece agora com 35% das intenções de voto em um cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados para os entrevistados. No último levantamento do instituto, divulgado no dia 22 de agosto, ele tinha 28% das intenções de votos dos eleitores ouvidos. O crescimento foi de 7 pontos percentuais. 

Já o segundo colocado, Vinícius Resende (Federação PT/PV/PCdoB), oscilou 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, quando aparecia com 24% – agora, ele tem 23%. Em seguida, vêm Pedro Moura (Mobiliza), com 7%; e Zulu (PCB), com 1%. Ambos os candidatos mantiveram os números da pesquisa anterior. 

Menos indecisos

Segundo o Instituto Real Time Big Data, os indecisos diminuíram em relação à última pesquisa. Na atual sondagem, aqueles que não souberam ou não responderam somam 22% – 3 pontos percentuais a menos do que em agosto. E os que afirmaram que votariam em branco ou nulo representam 12% da amostra pesquisada, também 3 pontos a menos.

No cenário espontâneo – aquele em que os candidatos não são apresentados aos entrevistados –, a vantagem de Heron Guimarães sobre seu principal oponente, Vinícius Resende, cresceu ainda mais considerando a última pesquisa do mesmo instituto. Heron subiu 11 pontos percentuais, passando de 8% para 19%, enquanto Vinícius Resende subiu 3 pontos percentuais, passando de 9% para 12%. 

Outros nomes que apareceram na pesquisa espontânea foram Pedro Moura e Vittorio Medioli, cada um com 1%. Outros citados pelos entrevistados somam 3%. O número de indecisos segue alto, embora tenha havido uma queda de 6 pontos percentuais, passando de 56% para 50%. Brancos e nulos também diminuíram, passando de 15% para 14%. 

Aprovação de gestões

O instituto Real Time Big Data também ouviu a opinião dos moradores de Betim sobre as gestões dos atuais chefes dos Executivos do município, do Estado e do país.
 
O prefeito Vittorio Medioli, assim como na sondagem anterior, lidera em aprovação em relação a Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vittorio obtém 74% de aprovação e 24% de desaprovação; 2% não souberam ou não responderam. Já Romeu Zema conta com 49% de aprovação e 44% de desaprovação; 7% não souberam ou não responderam. Lula tem o governo aprovado por 45% dos ouvidos pelo instituto e desaprovado por 50%. Outros 5% dos entrevistados não souberam ou não responderam ao instituto.

Dados

Assim como a pesquisa realizada em agosto, essa segunda foi feita com mil entrevistados moradores de Betim, entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A sondagem está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG 04286/2024, com nível de confiança de 95%.