OBRAS

Extensão da Via Expressa será licitada ainda neste semestre

Projeto da prefeitura ganhou força com adesão do governo do Estado; via de 14 km receberá investimento de R$ 24 milhões

Por O TEMPO

Publicado em 16 de janeiro de 2025 | 22:57

 
 
Via principal e túnel de acesso, pela 381, do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha compõem primeiro trecho da extensão Via principal e túnel de acesso, pela 381, do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha compõem primeiro trecho da extensão Foto: Guga Ribeiro/Prefeitura de Betim

As obras de extensão da Via Expressa de Betim devem ser licitadas ainda neste semestre. O projeto ganhou força com a adesão do governo do Estado, anunciada no início desta semana. O trecho expandido, de 14 km, completará o circuito entre a Via Expressa de Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. A estimativa é que sejam investidos R$ 24 milhões.

“Este é um projeto muito importante que será realizado pelo governo de Minas com recursos do Acordo de Reparação [da Vale]. A obra resultará em mais desenvolvimento para Betim, Brumadinho e região. Além disso, dará mais comodidade e trará mais agilidade para os turistas que visitam o Inhotim diariamente”, frisa o secretário estadual de Governo, Gustavo Valadares.

“Essas obras são muito importantes para o processo de reparação porque vão melhorar o deslocamento entre os municípios da região atingida, favorecendo a população e a economia local”, emenda a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Segundo o Executivo betinense, a via terá 23,2 m de largura, com duas pistas de 10,3 m em cada sentido e acostamento de 2,5 m. No município, a Via Expressa vai do viaduto do bairro São Luís até o entroncamento com a BR–381, no Dom Bosco, ponto de início da extensão, que visa encurtar distâncias e facilitar o trânsito, reduzindo o fluxo na rodovia Fernão Dias e no Anel Rodoviário.

O empreendimento foi viabilizado a partir de dois parcelamentos de solo já aprovados pelo município. O primeiro envolve o Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, cuja via principal e o túnel de acesso, pela 381, compõem o primeiro trecho da extensão. As obras desse segmento, que somam 3,1 km, foram concluídas em setembro de 2023. 

A partir do parque, serão construídos mais cinco trechos com cerca de 6 km até as proximidades da obra do aeroporto de Betim, após o entroncamento com a avenida Fausto Ribeiro, no Bandeirinhas. Uma trincheira, necessária para atravessar a avenida, também será construída pelo município. Dos 6 km previstos, 800 m já possuem um empreendedor responsável, com obras de terraplanagem em andamento. Outros 3,62 km ainda dependem de financiamento. 

“A continuação da Via Expressa é fundamental para integrar o complexo industrial e logístico e o entorno do aeroporto com o restante da cidade e a MG–155. Estamos conduzindo estudos detalhados para viabilizar essas intervenções, incluindo a trincheira sob a avenida Fausto Ribeiro, sempre priorizando a segurança e a fluidez do tráfego”, diz a secretária municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Bárbara Gomes.

Reflexos positivos

Além dos 5 km entre o aeroporto de Betim e a MG–155, o projeto do governo de Minas para a extensão da Via Expressa prevê a duplicação da MG–155 (entre a BR–381 e Mário Campos) e da MG–040 (até Brumadinho), incluindo a construção de um contorno em Mário Campos para desviar o tráfego da região Central da cidade.

“A extensão da Via Expressa até a via de acesso ao Instituto Inhotim representa um marco para a integração e o desenvolvimento econômico de toda a região. A obra não apenas encurta distâncias, mas fomenta o turismo e gera oportunidades para milhares de pessoas. O Inhotim é um dos maiores patrimônios culturais e artísticos do Brasil. Facilitar o acesso a esse destino impulsiona o fluxo turístico e fortalece a economia local. Em Betim, a obra representa uma melhoria vultosa na infraestrutura viária, proporcionando a vinda de mais empreendimentos e recursos que vão beneficiar toda a cidade. Além disso, o novo complexo viário vai propiciar mais segurança, conforto e agilidade a todos que utilizarem essa rota, contribuindo para a qualidade de vida da população”, ressalta o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil).