OBRAS

Extensão da Via Expressa será licitada ainda neste semestre

Projeto da prefeitura ganhou força com adesão do governo do Estado; via de 14 km receberá investimento de R$ 24 milhões

Por O TEMPO
Publicado em 16 de janeiro de 2025 | 22:57
 
 
Via principal e túnel de acesso, pela 381, do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha compõem primeiro trecho da extensão

As obras de extensão da Via Expressa de Betim devem ser licitadas ainda neste semestre. O projeto ganhou força com a adesão do governo do Estado, anunciada no início desta semana. O trecho expandido, de 14 km, completará o circuito entre a Via Expressa de Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. A estimativa é que sejam investidos R$ 24 milhões.

“Este é um projeto muito importante que será realizado pelo governo de Minas com recursos do Acordo de Reparação [da Vale]. A obra resultará em mais desenvolvimento para Betim, Brumadinho e região. Além disso, dará mais comodidade e trará mais agilidade para os turistas que visitam o Inhotim diariamente”, frisa o secretário estadual de Governo, Gustavo Valadares.

“Essas obras são muito importantes para o processo de reparação porque vão melhorar o deslocamento entre os municípios da região atingida, favorecendo a população e a economia local”, emenda a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Segundo o Executivo betinense, a via terá 23,2 m de largura, com duas pistas de 10,3 m em cada sentido e acostamento de 2,5 m. No município, a Via Expressa vai do viaduto do bairro São Luís até o entroncamento com a BR–381, no Dom Bosco, ponto de início da extensão, que visa encurtar distâncias e facilitar o trânsito, reduzindo o fluxo na rodovia Fernão Dias e no Anel Rodoviário.

O empreendimento foi viabilizado a partir de dois parcelamentos de solo já aprovados pelo município. O primeiro envolve o Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, cuja via principal e o túnel de acesso, pela 381, compõem o primeiro trecho da extensão. As obras desse segmento, que somam 3,1 km, foram concluídas em setembro de 2023. 

A partir do parque, serão construídos mais cinco trechos com cerca de 6 km até as proximidades da obra do aeroporto de Betim, após o entroncamento com a avenida Fausto Ribeiro, no Bandeirinhas. Uma trincheira, necessária para atravessar a avenida, também será construída pelo município. Dos 6 km previstos, 800 m já possuem um empreendedor responsável, com obras de terraplanagem em andamento. Outros 3,62 km ainda dependem de financiamento. 

“A continuação da Via Expressa é fundamental para integrar o complexo industrial e logístico e o entorno do aeroporto com o restante da cidade e a MG–155. Estamos conduzindo estudos detalhados para viabilizar essas intervenções, incluindo a trincheira sob a avenida Fausto Ribeiro, sempre priorizando a segurança e a fluidez do tráfego”, diz a secretária municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Bárbara Gomes.

Reflexos positivos

Além dos 5 km entre o aeroporto de Betim e a MG–155, o projeto do governo de Minas para a extensão da Via Expressa prevê a duplicação da MG–155 (entre a BR–381 e Mário Campos) e da MG–040 (até Brumadinho), incluindo a construção de um contorno em Mário Campos para desviar o tráfego da região Central da cidade.

“A extensão da Via Expressa até a via de acesso ao Instituto Inhotim representa um marco para a integração e o desenvolvimento econômico de toda a região. A obra não apenas encurta distâncias, mas fomenta o turismo e gera oportunidades para milhares de pessoas. O Inhotim é um dos maiores patrimônios culturais e artísticos do Brasil. Facilitar o acesso a esse destino impulsiona o fluxo turístico e fortalece a economia local. Em Betim, a obra representa uma melhoria vultosa na infraestrutura viária, proporcionando a vinda de mais empreendimentos e recursos que vão beneficiar toda a cidade. Além disso, o novo complexo viário vai propiciar mais segurança, conforto e agilidade a todos que utilizarem essa rota, contribuindo para a qualidade de vida da população”, ressalta o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil).