O prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), defendeu a integração do transporte público metropolitana e afirmou que a melhoria na mobilidade depende de uma articulação mais efetiva entre o Governo do Estado e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo ele, a integração entre Betim, Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima precisa ser gerida de forma mais eficiente por um órgão superior.
“Se não houver uma política mais integrada por parte do Governo do Estado, que precisa propor uma integração com Betim, Contagem, BH e Nova Lima, não haverá avanços. Não tem como avançar sem um órgão superior fazendo essa gestão de forma efetiva”, disse o prefeito em entrevista ao programa Café com Política, da rádio FM O Tempo.
Heron destacou que, apesar da renovação da frota de ônibus prevista para Betim, a medida pode não resolver os problemas enfrentados pela população. “Betim será beneficiada com a renovação da frota, mas isso significa tirar um ônibus velho e colocar outro novo, que talvez não atenda as necessidades da população. O sistema de integração da região metropolitana precisa ser cuidado de forma mais eficiente”, afirmou.
O prefeito explicou que o sistema de transporte público de Betim tem características específicas. Cerca de 70% do transporte é realizado por cooperativas de baixa capacidade, enquanto os outros 30% estão sob responsabilidade de uma empresa concessionária do transporte convencional. Esse modelo, segundo Heron, enfrenta desafios jurídicos, já que há uma ação em andamento envolvendo o transporte convencional e o sistema atual. Para resolver isso, a prefeitura estuda um novo edital do transporte público, a fim de integrar as duas categorias.
“Estamos tentando resolver isso da melhor forma possível. Pretendemos construir um edital para criar um novo tecido de transporte público na cidade, já visando um melhor atendimento e até pensando em algum tipo de tarifa social dentro das regiões”, disse Heron, ressaltando que Betim possui dez regiões administrativas com características distintas.
O prefeito também abordou a importância de aliar os sistemas municipal e intermunicipal em um único edital que atenda às necessidades dos usuários. Atualmente, 35% do transporte de Betim é municipal, enquanto 65% é intermunicipal, atendendo a cidades como Contagem e Belo Horizonte.
“A grande queixa é esse problema metropolitano que o Estado não olha para isso. Betim é muito sensível à economia macro, pois sua base é a indústria automobilística, que sofre impactos com câmbio, poder de compra do cidadão e taxa de juros”, afirmou Heron.
Para enfrentar esses desafios, ele destacou os esforços para diversificar a economia do município. Segundo o prefeito, a atração de empresas de logística e novas indústrias, como Amazon e Mercado Livre, para os oito distritos industriais de Betim é parte da estratégia para reduzir a dependência da indústria automobilística. Ele citou ainda o projeto do aeroporto como um dos investimentos que deve aumentar a arrecadação municipal.