DEBATE 

Audiência vai discutir soluções para as pessoas em situação de rua em Betim

Objetivo do encontro é garantir a segurança e os direitos da população betinense, bem como promover soluções efetivas para um problema social crescente

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 18 de março de 2025 | 13:31

 
 
Proposta da audiência foi aprovada durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Betim, realizada nesta terça-feira (18) Proposta da audiência foi aprovada durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Betim, realizada nesta terça-feira (18) Foto: Brandon Spotter/Divulgação

Uma audiência pública será realizada em Betim para discutir estratégias voltadas ao enfrentamento do crescimento da população em situação de rua no município. A proposta da audiência foi aprovada durante a reunião ordinária realizada na Câmara Municipal de Betim, nesta terça-feira (18 de março). A data e o local do encontro, no entanto, ainda não foram definidos. 

Autor do pedido de debate, o vice-líder de governo, vereador Professor Alexandre Xeréu (PL), afirmou que o encontro tem como objetivo garantir a segurança e os direitos dessas pessoas, bem como a garantir os diretos e a segurança da população que, conforme o parlamentar, tem sido vítima de crimes como ameaça, furto e roubo, que estariam sendo cometidos por parte da população que mora nas ruas. 

Para Alexandre Xeréu, o debate é essencial para promover a inclusão social e a dignidade humana, além de contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes para as pessoas em situação de rua em Betim. 

"O aumento do número de pessoas em situação de rua é um fenômeno multifatorial, influenciado por questões como desemprego, falta de moradia acessível, desigualdade social e limitações nas políticas públicas. Essa realidade também impacta a segurança da população em geral e a própria vulnerabilidade dessa parcela da sociedade, que frequentemente enfrenta violência física, psicológica e institucional. A maioria dos moradores de rua tem assistência social e é de fora de Betim. Ou eles aceitam a assistência que é ofertada e param de ocupar as ruas, ou precisam sair da cidade", frisou o parlamentar.

A audiência deve contar com a participação de representantes do poder público, da segurança pública, de Organizações Sociais e de membros da sociedade civil. Entre os temas a serem abordados estão a implementação de políticas habitacionais, programas de assistência social, atendimento à saúde mental, bem como medidas de segurança para proteger tanto a população em situação de rua quanto os cidadãos em geral.