TRIÊNIO 2025-2027

OAB Betim empossa nova diretoria

Cerimônia com presença de autoridades do município marcou início da nova gestão, eleita em novembro último

Por Iêva Tatiana

Publicado em 01 de abril de 2025 | 22:12

 
 
Solenidade de posse contou com a presença de autoridades do município, como o prefeito Heron Guimarães Solenidade de posse contou com a presença de autoridades do município, como o prefeito Heron Guimarães Foto: Carolina Miranda

A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Betim foi empossada nesta terça-feira (1º de abril) em uma solenidade realizada em um espaço de eventos no bairro Liberatos. Além dos integrantes da autarquia, autoridades do município, como o prefeito Heron Guimarães (União Brasil), marcaram presença na cerimônia.

A eleição dos gestores recém-empossados ocorreu em novembro do ano passado. Erlinda Maria da Silva assume o seu quarto mandato consecutivo como presidente da entidade. “Pra mim é uma honra muito grande. Eu falo de coração que fizemos muito, conquistamos muito, mas os desafios ainda existem. Estamos aqui imbuídos do propósito de inovação tecnológica; de continuar nosso trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher; do lado bom da sociedade, que é trabalhar a cidadania; e da defesa da classe. São muitos desafios, mas conquistas também. A nossa defesa intransigente das prerrogativas é o nosso norte principal”, disse.

O presidente da seccional Minas Gerais, Gustavo Chalfun, também eleito no fim de 2024 para o cargo, foi representado pela presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) de Minas Gerais, Ângela Botelho. 

No município, a advogada Suelen Santos, ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Betim, foi quem assumiu o cargo de delegada da CAA. “A Caixa dos Advogados é o braço assistencial da OAB-MG. É uma entidade sem fins lucrativos, que vem trazendo trabalhos sociais, de auxílio ao advogado e de assistência”, explicou.

Já Joelma Aparecida Moreira Cora assumiu o cargo de secretária-geral adjunta da subseção. “Fui convidada pela doutora Erlinda, fiquei muito honrada em receber esse convite e espero contribuir com essa nova gestão, que já era boa e vai continuar trazendo melhorias para a nossa classe de advogados”.

O diretor-tesoureiro Ciro Rezende inicia seu terceiro mandato no cargo. “Somos uma máquina de trabalhar. Podem esperar muita coisa boa e realizações. É o que a gente pregou na campanha: ‘equilíbrio, trabalho e força’”, disse, fazendo alusão ao nome da chapa vencedora do último pleito.

Escolha da maioria

Erlinda foi eleita por 543 eleitores, o equivalente a 59,47% dos votos válidos. Três chapas disputaram o pleito no município. As eleições de 17 de novembro também definiram os representantes da advocacia estadual na seccional e nas 251 subseções, bem como os integrantes da diretoria da seccional, dos conselheiros seccionais, dos conselheiros federais, da diretoria da CAA, da diretoria das subseções e dos conselheiros subseccionais.

Pela primeira vez na história da OAB-MG, a escolha dos dirigentes foi feita totalmente on-line. Dos 90.846 eleitores habilitados, 68.554 (75,46%) votaram, segundo a seccional. No pleito betinense, foram registrados 953 votos no total.

Para o conselheiro da OAB Betim Marco Aurélio Lara, a continuidade do trabalho de Erlinda evidencia a qualidade do trabalho que ela vem desempenhando na função. “Isso é inquestionável, tanto é que ela teve uma votação superexpressiva pelos advogados da classe”, frisou.

Também conselheiro da entidade, Filipe Leão destacou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil junto à sociedade. “Quando a OAB está em atuação, ela não busca somente as prerrogativas do advogado, mas de todos aqueles que fazem uso do serviço da Justiça, do Judiciário, buscando sempre o melhor atendimento e a melhor prestação de serviço para o cliente e toda a população que precisa daquela atuação”, concluiu.

A gestão da nova diretoria da OAB Betim se estende até o fim do triênio 2025-2027.