A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Betim foi empossada nesta terça-feira (1º de abril) em uma solenidade realizada em um espaço de eventos no bairro Liberatos. Além dos integrantes da autarquia, autoridades do município, como o prefeito Heron Guimarães (União Brasil), marcaram presença na cerimônia.
A eleição dos gestores recém-empossados ocorreu em novembro do ano passado. Erlinda Maria da Silva assume o seu quarto mandato consecutivo como presidente da entidade. “Pra mim é uma honra muito grande. Eu falo de coração que fizemos muito, conquistamos muito, mas os desafios ainda existem. Estamos aqui imbuídos do propósito de inovação tecnológica; de continuar nosso trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher; do lado bom da sociedade, que é trabalhar a cidadania; e da defesa da classe. São muitos desafios, mas conquistas também. A nossa defesa intransigente das prerrogativas é o nosso norte principal”, disse.
O presidente da seccional Minas Gerais, Gustavo Chalfun, também eleito no fim de 2024 para o cargo, foi representado pela presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) de Minas Gerais, Ângela Botelho.
No município, a advogada Suelen Santos, ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Betim, foi quem assumiu o cargo de delegada da CAA. “A Caixa dos Advogados é o braço assistencial da OAB-MG. É uma entidade sem fins lucrativos, que vem trazendo trabalhos sociais, de auxílio ao advogado e de assistência”, explicou.
Já Joelma Aparecida Moreira Cora assumiu o cargo de secretária-geral adjunta da subseção. “Fui convidada pela doutora Erlinda, fiquei muito honrada em receber esse convite e espero contribuir com essa nova gestão, que já era boa e vai continuar trazendo melhorias para a nossa classe de advogados”.
O diretor-tesoureiro Ciro Rezende inicia seu terceiro mandato no cargo. “Somos uma máquina de trabalhar. Podem esperar muita coisa boa e realizações. É o que a gente pregou na campanha: ‘equilíbrio, trabalho e força’”, disse, fazendo alusão ao nome da chapa vencedora do último pleito.
Erlinda foi eleita por 543 eleitores, o equivalente a 59,47% dos votos válidos. Três chapas disputaram o pleito no município. As eleições de 17 de novembro também definiram os representantes da advocacia estadual na seccional e nas 251 subseções, bem como os integrantes da diretoria da seccional, dos conselheiros seccionais, dos conselheiros federais, da diretoria da CAA, da diretoria das subseções e dos conselheiros subseccionais.
Pela primeira vez na história da OAB-MG, a escolha dos dirigentes foi feita totalmente on-line. Dos 90.846 eleitores habilitados, 68.554 (75,46%) votaram, segundo a seccional. No pleito betinense, foram registrados 953 votos no total.
Para o conselheiro da OAB Betim Marco Aurélio Lara, a continuidade do trabalho de Erlinda evidencia a qualidade do trabalho que ela vem desempenhando na função. “Isso é inquestionável, tanto é que ela teve uma votação superexpressiva pelos advogados da classe”, frisou.
Também conselheiro da entidade, Filipe Leão destacou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil junto à sociedade. “Quando a OAB está em atuação, ela não busca somente as prerrogativas do advogado, mas de todos aqueles que fazem uso do serviço da Justiça, do Judiciário, buscando sempre o melhor atendimento e a melhor prestação de serviço para o cliente e toda a população que precisa daquela atuação”, concluiu.
A gestão da nova diretoria da OAB Betim se estende até o fim do triênio 2025-2027.