Manter a mente tranquila e o corpo saudável pode ser uma tarefa complicada neste momento de isolamento social, em que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se alastra pelo país, somando 1.188 mortes apenas nesta quinta-feira (21) e ultrapassando a marca dos 20 mil óbitos.
Para amenizar a tensão daqueles que estão seguindo o isolamento social, especialistas são unânimes em recomendar atividades físicas e de relaxamento, que podem ser aliadas para garantir os hábitos saudáveis diante dessa nova rotina.
Pensando nisso, nos próximos dias, a Prefeitura de Betim transmitirá duas aulas virtuais, direto do Parque Felisberto Neves. A ação é um iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que, em parceria com o estúdio Om Flows Brasil, dará continuidade ao programa Yoga no Parque, neste sábado (23), a partir das 9h30, com a transmissão ao vivo, pelas redes sociais.
Já no dia 30, os betinenses poderão acompanhar, sem sair de casa, um treino funcional elaborado pelo Power Fitness Studio Personal, também às 9h30.
De acordo com a professora Poliana Pillar, que dará a aula de yoga virtual, neste momento de pandemia, a prática pode ser uma grande aliada para dias mais leves. “A pandemia tirou completamente a nossa ilusão de controle. Temos o hábito de viver sempre planejando o futuro, controlando o próximo passo e os resultados. O yoga traz o indivíduo para o aqui e o agora. Não é que os problemas desaparecem em um passe de mágicas, mas com a prática é possível se sentir mais fortalecido”, explicou.
Embora muitos acreditem que a atividade seja apenas de relaxamento, os benefícios para o corpo também são muitos. “Dentre os ganhos físicos estão a tonificação muscular, aumento de força, alongamento, equilíbrio e atenção à respiração. Com o trabalho físico, acabamos ganhando inúmeros benefícios também psicológicos”, ressaltou.
Ainda segundo Poliana, a prática é democrática, para todas as idades e sexo e também para todos os tipos de corpos. “Em nossa live vamos guiar uma prática leve, quem nunca praticou poderá experimentar. Faremos exercícios de respiração, trabalharemos os músculos e, no final, faremos um relaxamento”, afirmou.
Para participar, a professora recomenda roupas leves e um tapete de espuma ou algo similar para não machucar os joelhos.
Treino funcional à distância
Quem está em busca de um treino dinâmico, de fácil execução e muito animado não pode perder a live do dia 30, com o educador físico Rodrigo de Carvalho Araújo. Voltada para toda a população que se encontra apta para realizar atividade física, a aula começará com alongamentos e, em seguida, um treino principal que será em formato de circuito com foco na queima de calorias e no fortalecimento da região abdominal. “O exercício físico é de extrema importância nesses tempos de pandemia. Ficar muito tempo parado é muito ruim para o corpo e a atividade física melhora o funcionamento do organismo como um todo, além do sistema imunológico e da função cardiovascular”, pontuou.
De acordo com Rodrigo, para participar basta “usar roupas leves, calçados adequados para a atividade física, uma toalha, tapete ou colchonete e estar em um espaço livre que permita à pessoa se movimentar”.