Os adolescentes de 12 anos de Betim já podem se preparar. Nesta quarta-feira (6), será a vez de eles se vacinarem contra a Covid-19. A imunização acontecerá nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h. O anúncio foi feito pelo prefeito Vittorio Medioli, na manhã desta terça (5), em suas redes sociais.
O imunizante que será aplicado é o da fabricante Pfizer, único autorizado para os adolescentes de 12 a 17 anos no país. Os jovens não precisam ir acompanhados dos pais ou de um responsável. É preciso apenas que levem documento de identidade com foto, cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de endereço.
Os adolescentes de 13 a 17 anos que, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 tem até a próxima sexta-feira (8) para comparecer à UBS de referência para garantir a imunização.
Ao convocar o novo público, o prefeito voltou a ressaltar a importância de se vacinar para adquirir a proteção contra o coronavírus.
“Os números dos últimos dias demonstram que a queda de casos e a de internações, assim como a redução da gravidade dos que ainda se contaminaram, são altas. A vacina diminui em quase 80% o risco de se contrair a doença. Entre os infectados após terem tomado a vacina, observa-se que os sintomas são muito menores. Portanto, vacinar-se é uma atitude importante, consciente. Quantas mais pessoas imunizadas, mais se forma a imunidade de rebanho”, disse Medioli.
Balanço
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Betim aplicou até o momento 507.038 doses, com 318.038 pessoas vacinadas com a primeira dose. Completamente imunizadas, são 187.700 pessoas (176.147 com duas aplicações e 11.553 com a dose única). O município também aplicou 1.523 doses de reforços em idosos acima de 80 anos e em imunossuprimidos.