Você conhece essa história?

83 anos de Betim: como tudo começou?

Cidade se transformou, ao longo dessas mais de oito décadas, em um dos municípios mais prósperos de Minas Gerais

Por Da Redação
Publicado em 17 de dezembro de 2021 | 02:00
 
 
Historia de Betim

No dia do aniverário de 83 anos de Betim vamos te contar como a cidade se  transformou, ao longo dessas mais de oito décadas, em um dos municípios mais prósperos de Minas Gerais.

A região onde hoje fica Betim foi colonizada por luso-brasileiros e fazia parte de uma importante rota de bandeirantes, que vinham de São Paulo a Pitangui, atraídos pelas descobertas minerais.

Como a rota que passava por Betim era próspera, o bandeirante Joseph Rodrigues Betim, ligado ao famoso Borba Gato, solicitou a distribuição de terras destinadas à produção agrícola nesta região em 1711. Betim herdou seu nome deste pioneiro bandeirante, que não permaneceu nestas terras, transferindo-se para Pitangui em 1714.

Entre 1711 e 1750, Betim recebeu diversos núcleos de povoação e, mais pra frente, em 1797, o arraial de Capela Nova do Betim cresceu e foi elevado a distrito. Nessa época, Betim sofreu a crise econômica que atingiu toda a zona de mineração e passou a desenvolver atividade econômica voltada à subsistência, mantendo a agricultura e a pecuária.

No século XX teve início a implantação da infraestrutura que posteriormente faria da região um polo industrial. Entre 1909 e 1911 foi construído o ramo de estrada de ferro que corta Betim e a Hidrelétrica Gravatá.

O crescimento de Capela Nova do Betim e sua relativa autonomia econômica, além de lideranças políticas atuantes, fizeram com que o distrito se tornasse município, por meio de uma reforma administrativa realizada em 1938.

O planejamento estadual trouxe a Betim uma industrialização representada por siderúrgicas, e a produção de alimentos. De lá para cá, muita coisa aconteceu! Empresas de renome mundial chegaram por aqui, como a Fiat e a Refinaria Gabriel Passos.

A cidade passou por diversas transformações industriais, econômicas, culturais e esportivas. Nos últimos anos, os índices de violência vêm caindo, obras de infraestrutura saíram do papel e, mesmo diante de tantos desafios, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19, Betim vem conseguindo superar os gargalos e se confirmar como uma potência.

 (Com informações da PMB/Divulgação)