A despedida do ex-deputado estadual e ex-prefeito Ivair Nogueira (MDB), que morreu por volta das 12h30, desta quarta-feira (31), em função de complicações da Covid-19, será restrita a amigos e familiares. O emedebista será sepultado ainda na tarde desta quarta, às 17h, no Cemitério Jardins Parque, localizado no KM 1.100 da Rodovia MG-050, no bairro Açude, em Betim, na região metropolitana.
Diante de ele ter sido infectado pelo novo coronavírus, o político não poderá ser velado e, no momento do sepultamento, que pode durar até 15 minutos, podem estar presentes somente até dez pessoas. O caixão dele também será lacrado, como determina as medidas de segurança estipuladas em decreto municipal, para evitar a disseminação do novo vírus.
Contudo, familiares, com o apoio do cerimonial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), organizaram um cortejo em homenagem ao parlamentar. A carreata, que seguira todas as normas de segurança, saíra da entrada da avenida Bandeirantes, próximo à antiga empresa Autobet, na região central.
Trajetória política
O político, que foi deputado estadual por seis mandatos em Minas, e atuou como prefeito em Betim, entre 1991 e 1992, deixa esposa, três filhos e quatro netos. Assessor há quase 30 anos do ex-deputado, Wilson Pingo Antunes, o Pingo, de 61 anos, lamentou a morte do político, que, segundo ele, “era seu melhor amigo”. Emocionado, o empresário falou sobre o legado deixado pelo emedebista.
“Ivair sempre foi uma pessoa preocupada com o bem-estar da população. É uma pessoa que vai deixar muita saudade. Era um político que se preocupava em dar retorno às pessoas, se preocupava em fazer algo para o Estado e para os municípios, sobretudo àqueles que eram seu reduto eleitoral. Ele merece todo o nosso respeito por ter constituído uma família maravilhosa. Antes de trabalharmos juntos, já éramos amigos, e, depois, continuamos amigos. Eu acabo de perder o meu melhor amigo”, desabafou Pingo.
Entenda
O político estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, desde sexta-feira passada por complicações da doença. No domingo (28), foi transferido para a UTI devido a uma infecção no pulmão. Na terça-feira (30), chegou a sofrer um infarto após tentativa de intubação. Segundo a mulher do emedebista, Leia Nogueira, ele chegou a ser intubado, mas não resistiu.
Antes de ser internado, Ivair teve que a esperar no corredor por um leito no hospital devido à alta demanda de pacientes nas unidades de saúde.