Plano de ação

Betim já tem a logística pronta para receber as vacinas

Município informou que já possui local para armazenamento, equipes técnicas preparadas e todas os equipamentos para a megaoperação de vacinação

Publicado em 29 de abril de 2021 | 23:19

 
 

Mesmo com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar o uso emergencial da vacina russa Sputnik V, a Prefeitura de Betim, na região metropolita de BH, afirmou que as reuniões com os fabricantes do imunizante continuam.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes Lima, disse na terça-feira (27), ainda haver espaço para a aprovação e liberação da importação da vacina Sputnik V, caso o órgão consiga acesso às informações técnicas que considera faltantes. 

“Os pedidos de importação excepcional, os que não definimos na última reunião, estão em aberto e também o pedido para autorização para uso emergencial. Então, existe espaço para a entrada [da vacina]. As portas não estão fechadas. Além disso, toda as decisões da Anvisa são passíveis de recurso”, disse Mendes durante audiência na Câmara dos Deputados para debater a situação dos imunizantes no país.

Diante da expectativa que o impasse seja solucionado, representantes do município têm mais um encontro para tratar sobre a aquisição no próximo mês e, caso seja aprovada a importação da vacina, a prefeitura afirmou que já se preparou para receber as 1,2 milhão de doses. "Além de toda preparação jurídica e reserva orçamentária, Betim já tem preparada uma operação de guerra para imunizar 600 mil pessoas em tempo recorde", afirmou o secretário de municipal Saúde, Augusto Viana.

Representantes de Betim vão a Moscou em viagem paga pelo Fundo Russo

Segundo ele, o Plano Operacional de Vacinação Emergencial consiste em acompanhar o desembaraço alfandegário e aduaneiro desde a chegada da vacina no Brasil, realizando a escolta do transporte terrestre de Confins até o porto Seco de Betim.

"A Central de Armazenamento e Distribuição das doses da vacina em Betim já está concebida, além de toda a logística da cadeia fria que será necessária para a aplicação das doses. Serão criados 10 pontos de vacinação na cidade, que terão a capacidade de aplicação de 10 mil doses diárias, com total conforto e segurança, com profissionais capacitados e com todos os insumos necessários", garantiu.