A Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, na região metropolitana, inaugurou, nesta terça (4), uma Unidade de Cuidados Continuados. O espaço atuará como retaguarda para a rede de urgência da microrregião, que abrange 13 municípios, prestando assistência aos usuários.
O espaço conta com 25 leitos que serão destinados aos pacientes que precisam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas provenientes de algum procedimento clínico, cirúrgico ou traumatológico.
Segundo a Fundação Hospital de Minas Gerais (Fhemig), responsável pela gestão da Casa de Saúde, O serviço, oficializado a partir de termo firmado no início deste ano com a Prefeitura de Betim, começou a funcionar antecipadamente para atender também pessoas com necessidade de reabilitação pós-covid.
Os leitos são destinados aos pacientes da microrregião que já saíram da fase de cuidado hospitalar típico e que se encontram em situação clínica estável, porém necessitando de reabilitação e/ou adaptação.
Para o atendimento, haverá uma equipe composta por profissionais de várias especialidades, como médicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e enfermeiros. “Agregamos uma nova linha de cuidado, com um espaço confortável e próprio para a reabilitação do paciente, promovendo o giro de leito em uma unidade hospitalar aguda, como a do Hospital Regional de Betim", afirma o diretor da Casa de Saúde, Fabrício Giarola Oliveira.
O secretário municipal de Saúde de Betim, Augusto Viana, destaca a importância da abertura desse serviço neste momento. “Poder contar com uma Unidade de Cuidados Continuados em nosso município, no contexto da pandemia, é um grande ganho para a saúde da população, na medida em que contribui para desafogar a sobrecarga do atendimento a pacientes acometidos com covid-19”, declarou.
(com Agência Minas)