Meio ambiente

Betim ganhará novo parque ecológico na região do Cachoeira

Espaço, previsto para ficar pronto neste ano, terá 17,5 mil m² e receberá 245 mudas arbóreas

Publicado em 10 de junho de 2021 | 20:51

 
 

Enquanto o país tem registrado aumento do desmatamento – a Amazônia, por exemplo, teve a maior devastação de sua história em março deste ano, Betim vem investindo na recuperação e na ampliação de mais áreas verdes, com a criação de um novo parque ecológico na cidade, iniciativa importante no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

As obras do novo espaço, denominado Cléo Barbosa, situado no bairro Parque do Cachoeira, estão a todo vapor. Com uma área total de 17,5 mil m², o local contará com pista de caminhada, academia popular, quadra poliesportiva e de peteca, playground, área de lazer para animais de estimação, além de banheiro público e estacionamento.

A previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é que as obras, realizadas com contrapartida da iniciativa privada, sejam concluídas em setembro. “O espaço receberá o plantio de 245 mudas arbóreas, com flores de cores variadas e também frutíferas, para promover a restauração da mata local e proteger e recuperar o ecossistema”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu.

O nome do parque – escolhido e votado pelo Poder Legislativo – é uma homenagem a Cléo Barbosa, que era defensora da fauna e da flora e é mãe do secretário municipal de Meio Ambiente.

Outras melhorias

Nos últimos anos, a prefeitura plantou 92.870 mudas na cidade, além de ter recuperado a nascente do parque Chico Mendes, com o desassoreamento do curso de água, a retirada da lama na área do olho d’água e a proteção da nascente, que recebeu pedras para ajudarem a filtrar a água e evitar o assoreamento.