Vacinação

Betim aplicará a segunda dose da AstraZeneca em idosos de 60 a 64 anos

Imunização terá início nesta terça (20) e seguirá um cronograma diário por idade. Expectativa é completar o ciclo vacinal de 19 mil pessoas

Publicado em 19 de julho de 2021 | 18:00

 
 

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, iniciará, nesta terça (20), um mutirão para aplicar a segunda dose da vacina da AstraZeneca em idosos entre 60 e 64 anos. A aplicação seguirá um cronograma por idade, que irá até a próxima segunda (26). A expectativa é completar o ciclo de imunização de cerca de 19 mil pessoas que tomaram a primeira dose deste imunizante nos meses de abril e maio. 

A aplicação da segunda dose seguirá o seguinte cronograma: 

Terça (20): idosos de 64 anos
Quarta (21): 63 anos 
Quinta (22): 62 anos 
Sexta (23): 61 anos
Segunda-feira (26): 60 anos.

A vacinação ocorrerá nas 36 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 17h. Os idosos deverão levar o cartão de vacina que foi feito o registro da aplicação da primeira dose o documento de identidade. Quem recebeu a vacina contra a gripe deve esperar o prazo de 14 dias para se imunizar contra a Covid. 

“É de extrema importância que as pessoas tomem a segunda dose da vacina para completar o esquema vacinal. Essa dose de reforço garante maior eficácia do imunizante.", disse o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana. 

Coronavac

Já para as pessoas de 56 a 58 anos que receberam a primeira dose da Coronavac também vão receber a segunda aplicação a partir desta semana. Nesses casos, no entanto, o morador deverá aguardar o contato da UBS responsável para agendar o dia e horário para receber o imunizante. As equipes das unidades entrarão em contato com os usuário para fazer o agendamento. 

“Estamos avançando bastante na imunização e precisamos que todos continuem colaborando para que, juntos, possamos vencer a pandemia o mais breve possível. O intuito da prefeitura sempre foi de preservar vidas. Com o encerramento do ciclo desses dois grupos de imunizantes, cerca de 26 mil pessoas terão sido beneficiadas”, completou Viana.

Ampliação do público

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu, na semana passada, mais de 8,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que ainda serão repassadas aos Estados. "Com isso, há a expectativa de que Betim anuncie um mutirão de vacinação para o próximo sábado, para pessoas na faixa etária de 40 anos. A probabilidade é que a nova remessa de doses chegue ainda nesta semana", informou a prefeitura.

Nesta semana, a vacinação de trabalhadores da indústria continua no município.  Nas grandes empresas, a vacinação está sendo realizada com o apoio dos departamentos de saúde da própria fábrica. Já para os profissionais das indústrias de médio e pequeno porte, a imunização está sendo realizada no Betim Shopping e no Cerest, por meio de agendamento. Os trabalhadores devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia e horário que eles receberão a vacina. Cerca de 50 mil pessoas fazem parte deste grupo.