Emoção

Covid: Após 51 dias internada, mulher é pedida em casamento na saída do hospital

Samira Fernandes, de 25 anos, recebeu alta nesta quinta-feira (22) e foi surpreendida pelo companheiro nos corredores do Cecovid, em Betim

Publicado em 22 de julho de 2021 | 12:15

 
 

Uma história de superação de uma puérpera (mulheres que acabaram de ter filhos) emocionou os trabalhadores do Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4) de Betim, na região metropolitana de BH. É que, após 51 dias internadas com Covid, Samira Fernandes, de 25 anos, recebeu alta nesta quinta (22).

Ela, que mora em Esmeraldas, na mesma região, deu entrada na unidade no dia 3 de junho, com 35 semanas de gestação. O exame confirmou a infecção pela Covid-19. Samira precisou ser intubada no dia 7 e foi submetida a uma cesárea de urgência. A paciente ficou em estado grave e seguiu intubada durante 19 dias. No dia 24 de junho, os médicos realizaram uma traqueostomia nela. Na segunda (19), foram retirados a cânula (tubo) da traqueostomia e o oxigênio, e a alta hospitalar veio nesta quinta (22).

A médica residente de obstetrícia do Hospital Regional, Manoela Lopes, foi a responsável pelo parto da Samira. Segundo ela, o quadro da paciente havia se agravado muito e ela poderia falecer a qualquer momento. "Fizemos um parto de urgência com a missão de salvar pelo menos a vida da bebê. Fizemos o procedimento a beira leito mesmo, e toda a equipe manteve total atenção a ela, sempre tendo em mente que ainda havia esperança, havia mais um dia. Não desistimos dela nem da criança em nenhum minuto e, hoje, a emoção de vê-la recebendo alta é indescritível. Serve de aprendizado para toda a equipe, principalmente frente a tantas perdas que enfrentamos ao longo da pandemia", afirmou.


E a emoção não parou por aí. O companheiro de Samira, Marcos Vínicios Pinheiro dos Santos, aproveitou o momento de alegria e pediu a amada em casamento logo na saída do hospital, com direito a flores e aliança. "Estou muito emocionada e grata pelo carinho, atenção e cuidado de todos. E, claro, ainda mais feliz com esse pedido de casamento. Todos ficarão para sempre em meu coração e em minhas orações. Agora é só felicidade", disse ela.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados no Cecovid 4 39 atendimentos a grávidas ou puérperas durante a pandemia, tendo sido 25 de Betim e 14 de outras cidades da região com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. Oito foram a óbito, duas foram transferidas para outras unidades, uma permanece internada, e 27 receberam alta.