Teresópolis

Prefeitura finaliza acordo com 45 donos de moradias do Beco Fagundes

Desses, 30 serão indenizados, e outros 15 ficarão em auxílio habitacional até a construção de casas do plano de habitação de Betim

Publicado em 18 de janeiro de 2022 | 13:39

 
 

A Prefeitura de Betim afirmou que já finalizou acordo amigável e extrajudicial com 45 proprietários de moradias impactadas no Beco Fagundes, no bairro Jardim Teresópolis. Desses, 15 moradores optaram, pacificamente, por ficar em auxílio habitacional até a entrega de casas do Plano Municipal de Habitação. Essas moradias serão construídas em 24 meses. Outros 30 receberão indenizações que totalizam o valor de R$ 2.300.950,89.

"Todos os  moradores que assinaram acordo com a prefeitura já deixaram suas moradias ou estão na iminência de deixar. Vale ressaltar que a maioria exerceu o direito de retirar, além dos pertences, parte das estruturas fixas das suas casas, como portas e janelas, com os respectivos marcos, bancadas, torneiras e telhas", informou o município.

Os 16 moradores que não assinaram acordo não terão suas moradias demolidas, e as negociações para indenização continuarão nos próximos dias. A prefeitura ressalta que, para essas moradias, não existe qualquer risco de demolição imediata.

"As moradias cujos proprietários foram indenizados com acordos pacíficos serão demolidas nos próximos dias, pois apresentam graves riscos de ruir por terem perdido sua estabilidade no processo de retirada de estruturas físicas de outras residências que integravam a área", completou a prefeitura.

Segundo a prefeitura, a área possui extensão de cerca de 14.200 metros quadrados e foi caracterizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, como de muito alto risco geológico. O laudo foi constatado pela Defesa Civil do município, que detectou movimentação de terra no local neste período chuvoso.