Setenta alunos, entre 4 e 5 anos, do Centro Infantil Municipal Emanuel Marcelino Maia Silva, localizado no bairro Ingá, em Betim, na região metropolitana de BH, participaram, na última sexta-feira (11), de mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar (Proerd), desenvolvido na cidade.
A iniciativa, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com instituições infantis do Estado, tem como objetivo transmitir aos estudantes mensagens de valorização à vida e da importância das crianças e dos jovens manter-se longe das drogas e da violência.
As aulas são ministradas por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.
"Durante as aulas, as crianças aprenderam também para quem devem ligar em caso de alguma emergência, a respeitar a sinalização de trânsito, o que fazer quando alguém desconhecido tentar se aproximar. Eles são orientados ainda a saber lidar com as próprias emoções, o que fazer quando se sentem com raiva e até mesmo o que fazer quando vê ou ouve algum comportamento que causa mal a alguém", explica o soldado Igor Vale, instrutor das aulas e lotado no 33º Batalhão de Betim.
Para a diretora do centro infantil, Lucileia de Oliveira Paulino, participar do projeto foi muito positivo para a comunidade escolar. "A forma do contato dele com as crianças e a maneira como as crianças o recepcionaram foi muito bacana. As aulas são muito dinâmicas e promovem interação a todo o momento. Recebemos muitos relatos de pais que disseram que os que as crianças aprenderam em sala de aula foi reportado em casa posteriormente. Queremos continuar com a parceria. O projeto é muito bom", afirma a educadora.
Insituições de ensino de Betim interessadas em participar do programa da Polícia Militar podem procurar o comando do 33º ou 66º Batalhão da cidade.