Saúde

Betim: vacinação contra a influenza terá início na segunda (4)

Primeira etapa da campanha de imunização, que será feita nas UBSs, contra a gripe vai contemplar idosos e trabalhadores da saúde

Publicado em 30 de março de 2022 | 14:54

 
 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começará em Betim na próxima segunda-feira (4). A primeira etapa vai contemplar idosos, com 60 anos ou mais, e os trabalhadores da Saúde. A vacina será aplicada nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. 

A expectativa é imunizar mais de 51 mil idosos e mais de dez mil funcionários da saúde. No ato da vacinação, as pessoas deverão apresentar um documento de identidade, cartão SUS, cartão de vacina  e documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional, conforme a situação.

Neste ano, a vacina ofertada será a Influenza Trivalente contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A campanha de vacinação contra a gripe realizada simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19. A referência técnica da Imunização, Ana Paula Macêdo, explica que as vacinas poderão ser aplicadas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo para a população a partir de 12 anos de idade. Já para as crianças de 5 a 11 anos, deve ser observado o intervalo de 15 dias entre as vacinas, devendo ser priorizada a vacina contra a Covid-19.

O Dia D está previsto para o sábado 30 de abril, e a segunda etapa começa a partir do dia 2 de maio, para os outros grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A campanha será realizada até 3 de junho e a meta é vacinar contra a gripe, pelo menos, 90% da população alvo de cada público prioritário.

Estimativa de público por grupo prioritário
Idosos
- 51.294;
Trabalhadores da saúde - 10.002;
Crianças de 6 meses a 4 anos - 12.672;
Gestantes e Puérperas  - 4.918;
Professores - 5.125;
Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente - 38.526;
População Privada de Liberdades e Adolescentes em Medidas Socioeducativas - 777.