As comunidades do Conjunto Habitacional Celso Alves Pedrosa e do Paquetá, em Betim, na região metropolitana, ganharam duas novas creches que, juntas, têm capacidade para receber em tempo integral ou parcial mais de 770 crianças entre 4 meses e 5 anos. As cerimônias de inauguração aconteceram na manhã deste sábado (2). As unidades fazem parte das 20 que estão em implantação na cidade desde 2017, quando a atual gestão assumiu o município e prometeu zerar o déficit de vagas – oito creches já foram inauguradas.
“Esta rede de 20 creches de grande porte que planejamos são, primeiro para atender as crianças que não tinham equipamentos para serem atendidas, e, segundo, para substituir creches obsoletas e não adaptadas ao bom atendimento. Até o fim de junho, serão 12 inauguradas, e as outras oito virão até o mês de dezembro. Aí Betim resolve, definitivamente, o problema, que era gravíssimo, de evasão escolar e de déficit de vagas para crianças de até 5 anos, principalmente em bairros de periferia e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano”, destaca o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.
Para a secretária da Educação de Betim, Marilene Pimenta, o munícipio deu, neste sábado (2), mais um passo na inclusão da educação infantil. “Estamos reestruturando toda a rede da educação infantil do nosso município. Essas novas creches, com grande capacidade de atendimento, darão melhores condições a muitas famílias que têm filhos e trabalham fora. É pela melhoria na educação de nossas crianças e na qualidade de vida da população que estamos trabalhando”, afirma.
A dona de casa Thais Gonçalves Rosa, de 31 anos, diz que a abertura da creche do Celso Pedrosa será de extrema importância, principalmente para as mães que querem trabalhar fora. “Aqui na região não tinha creche, e as mães tinham que levar as crianças pra estudar longe. Vai facilitar a vida de muita gente”, diz a moradora do bairro Duque de Caxias, que vai cadastrar a filha, Maria Eduarda, de 1 ano, para estudar na unidade infantil do Celso Pedrosa.
Quem também vibrou com a abertura da creche foi a dona de casa Elaine Maria de Jesus, de 47 anos, moradora do Celso Pedrosa. “Precisamos mesmo de creche aqui na região. As mães estão todas felizes, porque aqui tem muita criança. Agora seria bom colocar dois quebra-molas em frente aqui, porque passam muitos carros e motos na rua”, conta.
Já professora de inglês Karen Vassalo, de 32 anos, que moradora do bairro Capelinha, comparou a estrutura da creche do Paquetá com as de padrão internacional. “Morei por um tempo na Inglaterra e trabalhei como voluntária, cuidando de crianças lá. E visitando a creche hoje, vi que ela tem o mesmo padrão de Europa, de Inglaterra. Estou encantada de ver como o prefeito tem uma visão de nível internacional, elevando Betim a um patamar que eu nunca imaginava que um dia nós conseguiríamos chegar”, salienta.
A estrutura das unidades conta com uma área construída de 1.518,15 m², divididos em 15 salas, dois berçários, quatro banheiros - sendo dois para pessoa com deficiência (PCD), cozinha e dependências, refeitório, área para administração e vestiários. Cada uma das duas unidades terá capacidade de atender 386 crianças.