Eleições 2022

Betim: eleitores não poderão votar na escola Geraldo Magela; saiba o novo local

Mudança da sessão eleitoral ocorreu porque a unidade escolar no bairro Brasileia, está passando por uma reforma

Publicado em 26 de setembro de 2022 | 17:13

 
 

Os eleitores de Betim, na região metropolitana, que votam na Escola Municipal Geraldo Magela Diniz, na rua Jequitaí, no bairro Brasileia, devem ficar atentos. Em função de uma reforma que a unidade escolar está passando, ela não será usada como ponto de votação pela Justiça Eleitoral. Os eleitores desta seção terão que ir às urnas na Escola Municipal Margarida Soares Guimarães, localizada na rua Tocantins, 335, também no Brasileia. 

O eleitor pode conferir o local de votação por diversos meios disponibilizados pelo Tribunal Superior (TSE). Entre eles estão o próprio site da Corte e os aplicativos da Justiça Eleitoral. Em Betim, 290.560 betinenses estão aptos para comparecer às urnas para votar no domingo (2). 

Confira abaixo o passo a passo de como descobrir o local de votação com base nas informações da sua zona e seção eleitoral:

Portal do TSE

Acesse o site do TSE e, na página principal, clique na área “Eleitor e Eleições”, na parte superior. Você será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.
A página oferecerá uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.

Para pesquisar, basta preencher três informações:

- o nome, número do título de eleitor ou CPF

- data de nascimento

- nome da mãe

Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Ainda na página principal do TSE há outra possibilidade de consulta no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal. O Autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa.

Neste caso, para realizar a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.

e-Título

Aplicativo móvel gratuito para os celulares, o e-Título funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele é possível acessar, de forma rápida e simples, diversas informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação. 

Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.

Chatbot do WhatsApp

Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação. E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.

A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.

Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.