Taekwondo

Atletas de Betim são medalhistas no Campeonato Mineiro

Todos os oito alunos do programa Viva o Esporte/Ramacrisna, e quatro da academia Alcateia, que competiram subiram ao pódio no torneio disputado em Itabira

Por Da Redação
Publicado em 21 de março de 2023 | 14:55
 
 
Esportistas são do Programa Viva o Esporte/ Ramacrisna, da prefeitura de Betim; e da academia Alcateia de Artes Marciais, no bairro Angola

Doze atletas de taekwondo de Betim se destacaram na 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizado no último fim de semana, entre os dias 17 e 19, na cidade de Itabira, no interior de Minas Gerais.

Oito participantes do Programa Viva o Esporte/ Ramacrisna, da Prefeitura de Betim, foram medalhistas, sendo cinco que receberam a de ouro, dois de prata e um de bronze. Os betinenses premiados são: Fernanda Adrielly, Amanda Aires, Pedro Henrique, Rafael Henrique e Ana Júlia com ouro, Victor Augusto e Victor Tadeu com prata e Clauder Gomes ficou com o bronze.

“O desempenho dos alunos foi muito positivo. Agora vamos trabalhar para a segunda etapa do Campeonato Mineiro, pois se eles se destacarem de novo, se classificam para a seleção mineira e podem representar o Estado. Estamos orgulhosos com os resultados que o programa tem trazido para Betim”, afirmou o mestre de taekwondo, Ralph Eufrásio, um dos professores do Viva o Esporte.

Os outros quatro atletas são da academia Alcateia de Artes Marciais, localizada no bairro Angola. Aisha Felícia e Kesseler Paiva, que são faixa preta e faixa vermelha com ponta preta, respectivamente, conquistaram dois ouros. Já Cauã Carvalho e Yago de Paula, que são faixa preta e cinza, receberam duas pratas. Com exceção de Aysha, que já tem trajetória em competições, os outros três foram estreantes na prova.

“A gente tem o trabalho de competição e de formação também, o trabalho de base. Os quatro vencedores estão engajados no projeto de competição. São atletas que têm se destacado no esporte, ou em outras competições que participam”, explicou o mestre de Taekwondo e professor da Alcateia, Gabriel Sampaio.

Reconhecimento

Durante a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, os melhores de 2022 também foram homenageados. Entre eles os betinenses Victor Augusto, de 16 anos, e Ana Júlia Gonçalves, de 15. No ano passado, ele representou o país no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo na modalidade de luta, Kiorugui, e foi consagrado o melhor na categoria de peso até 63 kg ao ser campeão da Copa do Brasil do esporte. 

Já Ana Júlia conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial da modalidade de poomsae. 

Próxima etapa

No total, 683 atletas de mais de 10 municípios participaram da 1ª etapa do Campeonato Mineiro. A próxima fase será no dia 30 de abril, em Mariana. O ciclo do estadual se encerra em maio, com a terceira etapa a ser realizada em Igarapé. Os atletas vão passar pelas etapas estaduais e seguem para as disputas nacionais.

Confira abaixo os atletas de Betim que conquistaram medalhas em Itabira:

- Ouro

Fernanda Adrielly

Amanda Aires

Pedro Henrique

Rafael Henrique

Ana Júlia

Aysha Felícia

Kesseler Paiva

- Prata

Victor Augusto

Victor Tadeu

Cauã Carvalho

Yago de Paula,

- Bronze

Clauder Gomes