Coleta seletiva

Betim realiza 1º Encontro do Fórum Lixo e Cidadania na próxima quinta (5)

Objetivo é debater políticas para a coleta seletiva no município. Evento será no Centro Administrativo

Publicado em 28 de setembro de 2023 | 13:38

 
 
Foto do evento de lançamento do Fórum, ocorrido em agosto Foto do evento de lançamento do Fórum, ocorrido em agosto Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação

Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, realiza, na próxima quinta-feira (5) o 1º Encontro do Fórum Lixo e Cidadania. O evento é promovido pela prefeitura e tem como objetivo avançar nas discussões e na formulação de políticas para a coleta seletiva no município. O encontro será no auditório do Centro Administrativo, às 14h, aberto a toda a população. 

Após o lançamento do Fórum, em agosto deste ano, o comitê municipal se reunirá com o objetivo de levantar demandas da sociedade civil e construir novas políticas de reciclagem.

O grupo é formado pelas pastas da Assistência Social, do Meio Ambiente, da Educação e da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), juntamente com a equipe da  Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais e com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim (Ascapel).

A proposta é que sejam desenvolvidas ações para alcançar pessoas que se identificam como catadores de materiais recicláveis inorganizados no município e ampliar as alternativas para a geração de renda por meio da coleta seletiva. 

“Betim já possui uma logística bem organizada para a coleta seletiva e destinação de materiais recicláveis, e sabemos que precisamos avançar, incluindo catadores e implementando novas soluções, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por isso, é importante a contribuição no fórum de todos que atuam nessa área para que possamos promover a coleta seletiva entre a população. Com isso, além de garantir a destinação correta de resíduos, garantimos a preservação ambiental aliada à inclusão socioeconômica de catadores e recicladores em Betim”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.