Adolescentes de 15 anos moradores de Betim, na região metropolitana de BH, já podem separar os documentos para se vacinarem contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24). A convocação desse público foi feita nesta quinta (23) pelo prefeito Vittorio Medioli por meio de suas redes sociais. A imunização ocorrerá nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Estima-se que mais de 5.000 jovens dessa idade sejam vacinados contra a doença no município.
Para ampliar a vacinação para essa faixa etária, a prefeitura remanejou doses que estavam destinadas à imunização dos públicos de 17 e 16 anos, idosos acima de 80 anos e imunossuprimidos, que não compareceram às unidades. O município aguarda o envio de novas doses do imunizante da Pfizer pelo governo do Estado para atender as faixas de 14 a 12 anos.
No dia da vacinação, os adolescentes não precisam estar acompanhados de um dos pais ou do responsável. Eles devem apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacina e um comprovante de endereço.
Segunda dose
A segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua sendo aplicada em Betim, conforme o cronograma da campanha de vacinação. Os caminhoneiros completam a segunda etapa da imunização até sexta-feira (24), no Betim Shopping. Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e lactantes continuam recebendo a segunda dose no anexo do Cerest. A população em geral e as pessoas com comorbidades recebem a segunda dose conforme a data aprazada no cartão de vacina, nas 37 UBSs do município. Vale lembrar que, no ato da imunização, devem ser apresentados um documento de identificação com foto e o cartão de vacina com o registro da primeira dose.
Terceira dose
Os idosos residentes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) receberão a dose de reforço nas próprias instituições. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde agendarão com as ILPIs os dias para a vacinação. Cerca de 200 idosos institucionalizados devem receber a terceira dose. Já as UBSs continuam disponibilizando a terceira dose para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a Coronavac há mais de seis meses. As pessoas imunossuprimidas também podem tomar a dose de reforço no anexo do Cerest. Para receber a terceira dose, é necessário apresentar um documento com foto e o cartão de vacina com o registro das duas primeiras doses.