Maligno

Aos 7 anos, Kaylla já venceu um câncer

Moradora do Citrolândia teve um tumor no pulmão; após um ano de tratamento, veio a cura

Publicado em 29 de outubro de 2023 | 09:00

 
 
Kaylla Michelly travou uma grande batalha pela vida aos 2 anos Kaylla Michelly travou uma grande batalha pela vida aos 2 anos Foto: Arquivo pessoal

Com apenas 7 anos, Kaylla Michelly, moradora do Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de BH, já tem uma bela história de superação a ser contada. Aos 2 anos, ela foi diagnosticada com um rabdomiossarcoma (tipo de tumor maligno) no pulmão direito. Após um ano de tratamento (leiam-se duas cirurgias, nove ciclos de quimioterapia e 28 de radioterapia), ela venceu a doença.

A monitora escolar Neide Fernandes, de 46 anos, mãe de Kaylla, conta que uma tosse persistente e pequenas feridas espalhadas pelo corpo foram os primeiros sintomas observados. No entanto, o diagnóstico inicial foi de alergia, e, posteriormente, de pneumonia. “Somente depois de eu insistir pedindo exames é que uma tomografia mostrou uma massa no pulmão dela”, relembra a mãe. Natural da Bahia – com exceção de Kaylla, que é fluminense –, a família morava em Macaé (RJ) nessa época, mas resolveu se mudar para Minas Gerais para contar com o apoio da avó paterna da criança, que vive em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O tratamento de Kaylla foi todo realizado pelo Sistema Único de Saúde (nos hospitais das Clínicas e da Baleia, na capital). Neide, que também tem um rapaz de 16 anos, conta que foi um período extremamente difícil. “Atualmente, ela faz controle de seis em seis meses, mas está tudo dando normal nos exames. Ela sofreu muito durante o tempo em que praticamente moramos no hospital, mas, graças a Deus, superou”, afirma a mãe, emocionada com a vitória.