Estão abertas em Betim as inscrições para participação no projeto de pesquisa Manejo da Obesidade Infantil, que tem como público-alvo crianças de 7 a 10 anos que estejam acima do peso e morem na cidade. Os pais ou cuidadores podem inscrevê-las por meio deste endereço eletrônico. Mas caso tenham dificuldades de acesso à internet ou dúvidas, devem procurar a equipe assistencial de qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
De acordo com a referência técnica das ações de alimentação e nutrição do SUS Betim e do Programa Auxílio Brasil na Saúde, a nutricionista Ingrid Werneck Linhares, o Manejo da Obesidade Infantil é um estudo científico que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e é coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
"O objetivo é avaliar a eficácia de um modelo de tratamento da obesidade infantil baseado em múltiplos componentes: comparar o estado nutricional e o consumo de alimentos ultraprocessados das crianças antes e após a intervenção; avaliar a eficiência do uso de aplicativos sobre alimentação que utilizam os princípios do guia alimentar (prescrito pelo Ministério da Saúde) e comparar o ambiente alimentar domiciliar das crianças antes e após a intervenção são alguns dos aspectos que serão acompanhados durante a pesquisa", informa a nutricionista.
Ingrid explica que a pesquisa vai trabalhar com uma amostra de 160 crianças com obesidade que sejam moradoras de Betim e que tenham entre 7 e 10 anos de idade. Elas serão acompanhadas por uma equipe formada por profissionais dedicados ao estudo e os que compõem as Equipes de Estratégia da Família da Rede SUS Betim, durante sete meses, em quatro atividades mensais.
A referência técnica esclarece que o atendimento as crianças será realizado em 17 UBSs, conforme descrito abaixo, mas todas as unidades estão preparadas para orientar a população sobre a pesquisa. A participação delas e dos respectivos cuidadores será voluntária, ou seja, não haverá qualquer tipo de remuneração. Por outro lado, as famílias participantes não terão que arcar com qualquer custo ao longo do estudo.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda dos Anjos, ressalta que "ter Betim como campo para a realização desta pesquisa é muito importante, porque isso significa contribuir para a construção de evidências científicas que poderão nortear políticas públicas de saúde, garantindo, assim, assistência qualificada e eficaz para a população. Por isso, estamos sempre abertos para parcerias como esta", diz.
UBS ALCIDES BRAZ
Rua Felipe dos Santos, 37, bairro Centro
UBS COLÔNIA SANTA ISABEL
Rua Alan Kardec, 5, bairro Colônia Santa Isabel
UBS CAIC
Rua Nova York, 90, bairro Capelinha
UBS CELSO ALVES PEDROSA
Rua Perdões, 720, conjunto Celso Pedrosa
UBS VILA BEMGE
Rua Guaturama, 200, bairro Jardim Teresópolis
UBS CIDADE VERDE
Rua dos Sírios, 583, bairro Cidade Verde
UBS ANGOLA
Rua Arlindo José dos Santos, 160, bairro Santa Lúcia
UBS PETROVALE
Rua Peru, 191, bairro Petrovale
UBS DUQUE DE CAXIAS
Rua Lisboa, 91, bairro Duque de Caxias
UBS PTB
Rua Rio Japurá, 310, bairro PTB
UBS ALVORADA
Rua Silvina, 300, bairro Alvorada
UBS BUENO FRANCO
Rua Paulo Marckson Rezende, 220, bairro Olímpia Bueno Franco
UBS MARIMBÁ
Rodovia MG 060 (Estrada de Esmeraldas), KM 03, bairro Marimbá
UBS TRINCHEIRA
Rua Benevides Caetano da Silveira, 951, bairro Charneca
UBS JARDIM PETRÓPOLIS
Rua Caldas da Rainha, 59, bairro Jardim Petrópolis
UBS DOM BOSCO
Rua Pedra Azul, 382, bairro Dom Bosco
UBS GUANABARA
Avenida Rio Amazonas, 268, bairro Guanabara