Quem tem 23 e 24 anos pode se programar para se vacinar contra a Covid-19 nesta quinta-feira (26). O anúncio das novas faixas etárias foi feito pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), por meio de uma live em suas redes sociais. A expectativa é aplicar a primeira dose em pelo menos 12 mil moradores.
Segundo Medioli, se chegarem mais doses ao município até lá, a previsão é que as pessoas de 22 e 21 anos possam ser imunizadas na sexta-feira (27), mas a prefeitura irá confirmar ao longo da semana. Nessa segunda (23), quem se vacinou foram os moradores de 25 anos.
Flexibilização
Outra novidade anunciada pelo prefeito Vittorio Medioli nessa segunda (23) é que, em setembro, com o público adulto todo já vacinado, as restrições de horários para funcionamento de estabelecimentos na cidade deverão ser extintas. A medida será anunciada em breve.
Campanha de reforço da 2ª dose
Além de avançar a vacinação pela idade, o município iniciou uma campanha para que a população compareça às unidades básicas de saúde (UBSs) para receber o reforço do imunizante contra a Covid, já que cerca de 6.000 pessoas de Betim estão em atraso para tomar a segunda dose, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que mostrou que, até o último dia 20, 5.640 moradores não haviam retornado para receber a dose de reforço. O alerta é ainda mais importante neste momento, em que a variante delta já circula no Estado de Minas Gerais e tem um caso confirmado em Betim.
O secretário municipal de saúde, Augusto Viana, ressalta que é imprescindível retornar para completar a imunização. “É fundamental destacar que, apesar das vacinas contra o novo coronavírus já conferirem algum grau de proteção após a primeira injeção, nos imunizantes de dose dupla – todos, com exceção da Janssen – a segunda dose é essencial para alcançar maior nível de proteção, principalmente para os idosos e também para aqueles que possuem comorbidades”, afirmou.
Mais de 20% já estão protegidos
De acordo com o último vacinômetro, Betim alcançou a marca de 95.235 mil pessoas imunizadas com as duas doses ou com dose única na cidade, um percentual de quase 22% da população. O índice total seria superior a 100 mil pessoas vacinadas se parte da população tivesse retornado no prazo regular para receber a segunda dose.
Ao todo, foram aplicadas 342.677 doses dos imunizantes disponíveis no país - 247.442 mil pessoas já receberam a primeira dose, o que representa um índice superior a 55% da população.