Sustentabilidade

Betim atinge marca de mais de 90 mil árvores plantadas em 4 anos

O Plano de Arborização oferece aos cidadãos da cidade o plantio de árvores em residências e em estabelecimentos comerciais de forma gratuita

Publicado em 21 de setembro de 2021 | 15:48

 
 

Nesta terça-feira (21), é comemorado o Dia da Árvore, data que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação de plantas e florestas para o planeta. Betim, cidade metropolitana de Belo Horizonte, festeja neste dia a marca de mais 90 mil árvores plantadas na cidade em quatro anos. As aquisições das mudas, segundo a  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), aconteceram por meio de contrapartidas ambientais e não geraram custos para o município.

De acordo com a Semmad, o número expressivo de novas árvores na cidade auxilia diretamente na manutenção do microclima do município e na qualidade do ar. Com isso, é possível ajudar na redução de doenças respiratórias e, consequentemente, diminuir as demandas na saúde pública. "Nossa proposta sempre será ampliar cada vez mais a qualidade de vida da população betinense com o crescimento sustentável da cidade", ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Tolomeu.
O Plano de Arborização do município, por meio do Disque-Plantio, oferece aos cidadãos da cidade o plantio de árvores em residências e em estabelecimentos comerciais. A ação, que é gratuita e sem ônus aos cofres públicos, pode ser solicitada pelo telefone (31) 3512-3176.

Eventos especiais

Neste mês, em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), preparou diversas atividades para celebrar a data. As ações, realizadas até a próxima sexta-feira  (24), incluem plantio de mudas e distribuição de sementes.

Vargem das Flores

Também em comemoração à data, no último dia 19, cerca de 50 mudas de árvores variadas, doadas pelas administração municipal e frenquetadores do local, foram plantadas em torno da represa Vargem das Flores, conhecida popularmente como Várzea das Flores.