Saúde

Betim reforça rede para atendimento de crianças com doenças respiratórias

No Hospital Público Regional de Betim e no Centro Materno-infantil serão abertos, nos próximos dias, mais oitos leitos de enfermaria pediátrica, e outros oito de terapia intensiva no CTI pediátrico

Publicado em 18 de abril de 2023 | 11:55

 
 
No Hospital Público Regional de Betim e no Centro Materno-infantil serão abertos, nos próximos dias, mais oitos leitos de enfermaria pediátrica No Hospital Público Regional de Betim e no Centro Materno-infantil serão abertos, nos próximos dias, mais oitos leitos de enfermaria pediátrica Foto: PMB/Divulgação

Com a chegada do outono, as mudanças de temperatura e, consequentemente, maior incidência de doenças respiratórias, a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, reforça a  rede municipal de saúde para o enfrentamento do período sazonal desses quadros clínicos, sobretudo em crianças.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, desde março, é  observado um aumento da procura por atendimento pediátrico na rede SUS Betim em razão de  sintomas respiratórios.

Se comparado  com a média de atendimentos dos cinco anos anteriores, março de 2023 registrou  aumento de 27,9% de atendimento de pediatria nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já no Hospital Público Regional de Betim (HPRB), de janeiro a março de 2023, houve, com relação ao mesmo período de 2022,  aumento de 34% nas internações de crianças por síndrome respiratória. 

“A prefeitura está, estrategicamente, organizando a rede municipal de saúde para atender o aumento da demanda dos casos respiratórios, que, neste ano, começou atipicamente mais cedo. Estamos trabalhando com o objetivo de atender as crianças com mais agilidade, evitando o agravamento dos casos e a sobrecarga do sistema”, afirma o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda.

Uma sala de situação foi criada com integrantes da Secretaria de Saúde, que estão monitorando os dados epidemiológicos e a demanda por atendimentos nas unidades para definir o plano de ações. Algumas medidas já estão sendo colocadas em prática e outras poderão ser tomadas em caso de aumento da demanda por atendimento.

A partir do dia 20 de abril, por exemplo, a prefeitura dará início ao atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alterosas. A medida é permanente e vai ampliar o serviço  de urgência do município. Além disso, o quadro de pediatras das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Teresópolis e Norte foi reforçado para atendimento da demanda de casos respiratórios, dengue e chikungunya em crianças. 

No Hospital Público Regional de Betim e no Centro Materno-infantil serão abertos, nos próximos dias, mais oitos leitos de enfermaria pediátrica, somando 50 leitos. Outros oito de terapia intensiva serão abertos no CTI pediátrico, chegando a um total de 14. 

Na Atenção Primária, os médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por capacitação para o atendimento das crianças com sintomas respiratórios. As equipes de enfermagem das UBSs também participarão, nos próximos dias, de formação para o melhor acolhimento dos pacientes que chegarem às unidades.


Para otimizar o atendimento das UBSs, serão reservados dois terços  das agendas dos médicos pediatras para receber  os casos agudos que procurarem as unidades por livre demanda. Se houver necessidade, poderá ser definida também a abertura de algumas UBSs para atendimentos aos sábados. 

Ainda para prevenir o desabastecimento em razão do aumento da demanda, está sendo feito um levantamento dos insumos e medicamentos necessários para o atendimento das crianças. Se necessário, será realizado  um provisionamento para a compra dos mesmos.