A tempestade acompanhada de granizo que atingiu Betim, na região metropolitana de BH, na tarde dessa sexta-feira (1°) resultou, até a manhã deste sábado (2), em 54 chamados recebidos pela Superintendência de Defesa Civil.
Dentre as ocorrências destacam-se a queda de um muro, de um semáforo e de duas árvores sobre dois veículos na região central, além de destelhamentos, comprometimento da parte elétrica e alagamentos. Destes chamados 19 já foram atendidos e as equipes se encontram atuantes nas ações de vistoria dos locais atingidos e monitoramento nas principais áreas de risco do município. Choveu 65 mm no Centro de Betim. A média em todo o município foi de 30,05 mm.
"A população deve ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil. Temos previsão de novas tempestades ao longo deste sábado (2), mas é importante manter a calma. Em caso de urgência, principalmente as pessoas que moram em áreas vulneráveis, devem acionar a Defesa Civil por meio do 199", pontuou a superintendente da Defesa Civil, Suellen Reis.
Contabilizando os estragos
No Centro Administrativo da prefeitura o telhado do galpão de vistoria veicular foi arrancado pelo vento forte, atingindo carros e provocando diversos danos na Base 03 do Samu e no galpão de Transporte Sanitário.
Um funcionário que estava no local ficou ferido por uma divisória que acabou se soltando do solo com o vento. Ele teve ferimentos leves nas mãos e no cotovelo, por isso não precisou ser encaminhado para atendimento médico.
A Defesa Civil vistoriou o local e constatou danos estruturais em tendas, telhados e materiais localizados nas divisórias do galpão. A prefeitura providenciará o escoramento da estrutura para realizar a retirada dos materiais.
Um trecho da avenida Amazonas, ao lado da prefeitura ficou alagado. Na mesma avenida, próximo ao bairro Cachoeira, o telhado de um galpão foi arrancado pelo vento e caiu na pista, bloqueando o trânsito no sentido bairro. Cerca de 10 vias ficaram interditadas no município devido a quedas de árvores.
Na avenida Juscelino Kubitschek, no Centro de Betim, uma árvore caiu sobre um transformador de energia provocando uma explosão do aparelho. No bairro Brasileia, o forro de uma casa ruiu devido à infiltrações.
Mobilização
A Prefeitura de Betim mobilizou três equipes de supressão de árvores da Ecos para a desobstrução das vias interditadas por quedas e os trabalhos estão sendo realizados desde a noite de ontem (1º). Além disso, cinco equipes de limpeza urbana, três equipes da Viasolo e 10 equipes da Diretoria de Manutenção de Obras Públicas (Demop) empenhadas nas ações.